Prefeitura anuncia abertura dos cemitérios no feriado prolongado de Finados

28/10/2020

 

 

Após anúncio do Governo do Estado que permite que os municípios regulamentem ou não a abertura dos cemitérios na próxima segunda-feira (02/11), feriado de Finados, a Prefeitura anuncia que o São João Batista e o Campal abrirão em horário especial durante o fim de semana prolongado. Dessa forma, deste sábado (31/10) e até a segunda, os locais estarão abertos das 7h às 18h.

 

Já na terça-feira (3), em razão do feriado do Dia do Funcionário Público ter sido transferido para data, os cemitérios estarão fechados. Na quarta-feira (4), será retomado o atendimento em horário reduzido, das 9h às 11h.

 

Com a abertura dos cemitérios, a Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) informa que os ambulantes interessados em trabalhar nas datas deverão comparecer à Sedepp para efetuar o cadastro e o recolhimento da taxa até as 17h desta quarta (28) e quinta-feira (29), ou até as 11h desta sexta-feira (30). A pasta ressalta ainda que haverá limite de trabalhadores até para que sejam respeitados os protocolos sanitários. O telefone para mais informações é o 3918-4200.

 

A Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) comunica que no sábado e domingo (1°/11), bem como no Dia de Finados não poderá ser realizado nenhum tipo de serviço nas sepulturas, como limpeza ou pequenas obras, a fim de evitar transtornos aos visitantes.

 

A Sosp recomenda que as pessoas não deixem para ir aos cemitérios apenas no feriado de Finados. Assim, a pasta orienta que os munícipes que querem prestar uma homenagem que aproveitem também o sábado e o domingo. A orientação é para que não seja gerada aglomeração no feriado devido à pandemia de coronavírus, a Covid-19.

 

A Secretaria de Obras pontua ainda que haverá aferição de temperatura para entrar nos cemitérios e que o uso de máscara será obrigatório. A pasta pede a colaboração de todos para que respeitem o distanciamento entre as pessoas de pelo menos 1,5 metro, e solicita que as pessoas que integram os grupos de risco evitem ir aos locais durante este fim de semana. Além disso, a Sosp orienta que seja evitada longa permanência nos cemitérios.

 

Vale ressaltar ainda que para controle efetivo e cumprimento dos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, dos sete portões existentes no São João Batista, estarão abertos cinco, sendo dois frontais e três laterais. Já no Campal há apenas uma entrada.