Prefeito vistoria UPAs e conversa com pacientes sobre reestruturação da rede de emergência

14/04/2021

 O prefeito Ed Thomas reservou parte da agenda desta quarta-feira (14) para fazer uma nova visita às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A vistoria ocorre dois dias antes do início da reestruturação da rede de urgência e emergência do município, pois a partir desta sexta-feira (16) o PA do Jardim Santana passa a funcionar 24 horas por dia, acolhendo pacientes de outras patologias, enquanto as UPAs ficarão exclusivas para atendimento covid.

O chefe do executivo conversou com os pacientes que aguardavam por atendimento no local e explicou sobre os motivos da reestruturação. “Esta é mais uma medida tomada pela administração para aliviar a sobrecarga das UPAs nesse momento crítico da pandemia, além de oferecer mais segurança àqueles que recorrem aos nossos serviços de emergência por outros motivos, não relacionados à covid”, mencionou o prefeito.

Na última semana, a prefeitura e o CIOP viabilizaram a ampliação do corpo clínico das unidades com a contratação de um médico intensivista, especializado no manejo de pacientes de alta complexidade. Após esta iniciativa, a quantidade de pacientes aguardando transferência caiu para menos da metade, assim como de pessoas intubadas.

Cabe lembrar que, por conta da ampliação de horário do PA Santana, as consultas e atendimentos da UBS Santana foram transferidas para a UBS do Jardim São Pedro, também na zona leste.