Prefeito transfere gestão do Recinto para implantação do Centro de Integração Turística

13/05/2020

Em reunião de trabalho na manhã desta quarta-feira (13/05), no Centro Cultural Matarazzo, o  prefeito Nelson Bugalho transferiu a gestão do Recinto de Exposições, hoje sob a tutela da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedepp), para a Secretaria Municipal de Turismo (Setur), por meio da assinatura do Decreto nº 30.888. O objetivo é viabilizar naquele espaço a implantação do CIT (Centro de Integração Turística).

O CIT pode ser compreendido como um distrito industrial, porém dedicado exclusivamente ao turismo. O objetivo principal é de possibilitar que o turismo torne-se um dos grandes geradores de emprego. A ideia é centralizar e agregar setores e segmentos do turismo, em um local equipado e projetado para suprir necessidades de empresas e também do microempreendedor individual.

A transferência ocorre concomitantemente ao avanço no processo de finalização da Licença Ambiental do Parque Ecológico da Cidade da Criança (atual sede da Secretaria de Turismo), que permitirá dar início a primeira fase do processo de Concessão da Administração do Parque à iniciativa privada. Tendo em vista que o local gera uma despesa anual de R$ 8 milhões para os cofres da Prefeitura.

O próximo passo será a transferência da sede administrativa da Setur para o recinto. Na sequência será formulada lei que permitirá a utilização do recinto para atrair empresas do segmento do turismo em geral, para geração de emprego e renda para o município.

“Neste momento da pandemia da covid-19, cabe o planejamento estratégico das ações, para, assim que pudermos, iniciar o plano estadual de retomada das atividades econômicas, e o segmento turístico tem de estar incluído neste processo”, disse o prefeito Nelson Bugalho.

O prefeito ressaltou que a ocupação do Centro de Integração Turística dará um novo olhar ao recinto com viés econômico, visando potencializar o turismo, fomentar o setor, que é um grande gerador de renda.

O secretário de Turismo, Fábio Nougueira, falou sobre as dificuldades enfrentadas por bares, hotéis, restaurantes e outros do segmento como formaturas e casamentos. “A nossa visão é de apoio ao empreendedor que poderá ser instalado no local, além de manter a estrutura do recinto de exposições conservada o ano inteiro”, disse.

Nougueira lembrou que houve reuniões com entidades como  Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), Codepp, para viabilizar a instalação do Centro de Turismo.

 

A transferência do espaço foi vista como positiva para o desenvolvimento econômico de Prudente, disseram o presidente da Câmara de Vereadores, Demerson Dias e o presidente do Codepp- Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente e região, Marcelo Fristschy

A reunião de trabalho contou com a presença de representantes de entidades: Sebrae, Aviesp, Codepp, Secretários Municipais, e demais autoridades.