Prefeito recebe moradores do Timburi para discutir criação de unidade de conservação

02/04/2018

O prefeito Nelson Bugalho recebeu na manhã desta segunda-feira (02/04) moradores do Timburi, acompanhados do deputado estadual Ed Thomas (PSB), para discutirem a possibilidade de se instalar uma unidade de conservação em torno do bairro rural. O objetivo é proteger a área de empreendimentos que poderiam colocar em risco seus recursos naturais.

Com 30 anos de atuação nesse segmento, o chefe do executivo esclareceu quais seriam os modelos de unidades de conservação mais indicados àquele local, tendo em vista suas características. Segundo ele, o que mais se adequa à realidade do Timburi é o modelo da Área de Proteção Ambiental (APA), destinado à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais.

O objetivo principal de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, através da orientação, do desenvolvimento e da adequação das várias atividades humanas às características ambientais da área.

O pedido dos moradores ainda será analisado pela administração municipal, para verificar sua viabilidade. Um projeto desse tipo também demanda um estudo técnico do local para apurar as características do bairro rural, conforme explicado aos participantes da reunião.

Acompanharam os moradores, além do deputado estadual, os vereadores Demerson Dias, Anderson Silva, Adão Batista e Natanael Gonzaga.

FOTO: Marcos Sanches