Prefeito recebe diretoria do CIOP e discute contratações emergenciais para linha de frente da saúde

23/03/2021

O prefeito Ed Thomas recebeu nesta terça-feira (23/03), no gabinete da Prefeitura de Presidente Prudente, o presidente e membros da diretoria do CIOP (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) e da Secretaria Municipal de Saúde, para discutir a situação da saúde diante da pandemia.

O prefeito falou da importância da contratação de mais profissionais de saúde para atender a demanda cada vez maior e ressaltou que a prioridade é cuidar da população neste período crítico da pandemia, por meio da busca de recursos para custeio da saúde. 

Na ocasião foi discutida a dificuldade para contratação de profissionais de saúde, porque muitos estão desistindo de atuar na linha de frente. Nas convocações para a área da saúde dos processos seletivos 20/21 da CIOP, dos 55 enfermeiros habilitados para atuar nas UPAs, houve desistência de 85,45%, ou seja, 47 deles não compareceram para tomar posse do cargo.

As desistências são expressivas também nas áreas de técnico de enfermagem, em que de 38 convocados (plantão 12x36) houve 86,84% de desistência, sendo que apenas cinco compareceram, e para o cargo de auxiliar de enfermagem 100% dos convocados não compareceram, conforme informações da chefe do setor de recursos humanos do Ciop, Maria Lúcia da Silva Oliveira.

A diretoria do CIOP informou até o final de semana estarão abertas as inscrições para o novo edital 05/2021 para contratação de profissionais por meio do site http://www.ciop.sp.gov.br/

O novo processo seletivo será para contratação de técnico de enfermagem (diurno e noturno), auxiliar de enfermagem (noturno), técnico administrativo, recepcionista e serviços gerais.

A respeito dos investimentos na Saúde, as planilhas de investimentos feitas pela Prefeitura de Prudente apontam que, de janeiro até março, foram aplicados mais de 13 milhões. Deste total, R$ 7 milhões do Ciop para custeio da estrutura da saúde, incluindo as UPAs da zona norte e do Ana Jacinta. A Prefeitura tem empenhado até o final do ano cerca de R$ 76 milhões de investimentos em contratos diversos da saúde.