Prefeito participa de Dia de Campo que integra programação da 3º Batatec

06/08/2020

 

 

O prefeito Nelson Bugalho participou na manhã desta quinta-feira (06/08) do Dia De Campo e Novas Tecnologias, que integra a programação da Batatec deste ano - a 3ª edição no IBC foi suspensa por conta da pandemia. O evento realizado na propriedade Agro L Rocha Batatas doces, em Pirapozinho, contou com a presença de autoridades, entidades parceiras, produtores rurais, além do prefeito Orlando Padovan e de representantes dos deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato.

Na ocasião, Bugalho destacou que a Batatec é o maior evento do agronegócio da região, que visa fortalecer e fomentar a produção da batata-doce, aliando qualidade e tecnologia, para agregar valor e potencializar a cadeia produtiva. Entre os novos produtos já desenvolvidos, citou tapioca, cachaça, Whisky e outros. O Batatec rendeu também o reconhecimento de prefeito Empreendedor pelo Sebrae.

De acordo com a coordenadora do Dia de Campo, Lucy Mara Rocha, “a intenção é trazer para os produtores as inovação no quesito plantio e fertilizantes da batata-doce. O Dia de Campo teve início às 8h e vai até às 15h, com a colheita da batata-doce com uso de diferentes fertilizantes, para conhecer o que há de melhor na tecnologia da produção”, disse a coordenadora.

O Dia de Campo da Batatec teve como objetivo promover a capacitação com foco com adubação e fertilização, com uso de novas tecnologias agrícolas, criando condições para o planejamento de safra e alternativas sustentáveis, aumentando a rentabilidade e sustentabilidade.

O coordenador da Batatec, Marcelo Costilho, lembrou que Prudente e região representam as maiores produtoras de batata-doce. A produção da raiz cresceu quase 50% na região. Segundo ele, cerca dos 70% dos que saíram do oeste paulista para exportação foram de batata-doce. 

A Batata-doce já está alcançando o status da terceira hortaliça mais consumida. Em 2019 no Estado de São Paulo foram colhidas 148 mil toneladas de batata-doce. Somente a região de Prudente foi responsável por 30%, que representa mais de 50 mil toneladas de batata-doce.

O evento contou com a presença de diversos membros da Associação dos Produtores de Batata Doce de Presidente Prudente (Aprobarpp) que conta com 26 produtores, dentre eles, o presidente Ademir Corte, o representante Luiz Rocha. Marcaram presença as instituições parceiras Fatec e Unoeste, empresas de fertilizantes, representando a Sicredi Jorge Guedes.