Prefeito participa da primeira edição do Arte na Praça do Bacarim

28/07/2018

Prefeito participa da primeira edição do Arte na Praça do Bacarim

Presidente Prudente está ganhando um novo ponto turístico, um local de encontro de quem aprecia arte, música, artesanato, e as delícias da culinária artesanal como salgados, bolos, doces caseiros, queijos e até verduras e legumes produzidos sem agrotóxico ou cosméticos feitos de forma artesanal.

Com esta concepção foi aberta oficialmente neste sábado (28/7) o ‘Arte na Praça – Arte, Artesanato e Culinária’ uma feira com ares de “mercado cult” que reúne arte e gastronomia na Praça do Bacarim, que fica a cinco minutos do centro da cidade, entre as Ruas 7 de Setembro e a Reverendo Coriolano.

O lugar foi totalmente remodelado e ganhou pintura nova, arte urbana produzida pelo grupo prudentino” Entre Cores Crew”, novo paisagismo e mais de 60 barraquinhas, que vendem de artesanato em ferro, em argila, couro, tecido, barbante entre outras delícias como doces caseiros e bolos artesanais.

Quem participou ainda viu as apresentações artísticas do  grupo de street dance Ruas de Fogos também participou com da abertura da feira e fez apresentações para o público e dos  músicos e professores Bruno Sanches  e Anderson Chizzolini , que animaram a manhã com um  show de viola.

O prefeito Nelson Bugalho, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira dama, Lisiane Bugalho, e o vice Douglas Kato foram prestigiar o início das atividades do Arte na Praça.

 Eles conversaram com os visitantes, com os expositores e ouviram as opiniões da população. “Recebemos várias sugestões com relação aos horários de funcionamento e com relação a novos expositores que poderemos trazer, como os de cerveja artesanal. Esta iniciativa reaproveita um espaço público importante, que foi remodelado, e que agora oferece oportunidade para que artesãos, artistas e donos de pequenos negócios vendam e exponham seus produtos”, disse o prefeito.

Segundo Célia Santos, a agente de cooperação da Sutaco, entidade que reúne os artesãos da cidade, e Edney Francisco da Silva, diretor de fomento da Sedepp, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, agora, depois desta primeira edição, será feita uma consulta aos expositores participantes para definir os horários fixos de realização. “Estamos em um processo de consulta aos mais de 80 artesãos e produtores que temos cadastrados e em breve vamos definir uma periodicidade para a realização”, disse a agente de cooperação.

A aposentada Tereza Masako, Tutumi, moradora do bairro, disse que aprovou a iniciativa. “Agora sim estamos dando uma utilização adequada para o lugar. Muito boa a iniciativa”, afirmou.

O produtor de alimentos orgânicos, Roque Antônio dos Santos, disse que a feira será mais uma local a mais para ele comercializar a produção de verduras e hortaliças e que deverá participar de todas as edições da feira.

Tatiana Ottaiano levou para a feira os cosméticos que produz com produtos naturais sem substâncias químicas. Entre eles um substituto natural do creme dental. “Adorei a iniciativa, é uma oportunidade de divulgarmos nossos produtos artesanais e vai ser um ponto de encontro para quem aprecia um estilo de vida mais saudável e natural”, afirmou.

A equipe do Fundo Social de Solidariedade Municipal também participou da feira. Na barraquinha estavam à venda artesanatos produzidos pelas artistas que coordenam os cursos gratuitos oferecidos pela entidade e também produtos feitos pelas alunas. “Já vendi algumas peças e tenho certeza que a feira vai pegar, e vou poder vender minha produção artesanal aqui”, disse a aluna dos cursos de costura, Elisabete Alves Silva.