Prefeito Nelson Bugalho participa do Seminário Resíduos Sólidos realizado na Unesp

13/06/2018

O prefeito Nelson Bugalho participou nesta quarta-feira (13/06) do Seminário sobre Resíduos Sólidos Urbanos na Região de Presidente Prudente. O evento foi realizado no anfiteatro I da FCT/UNESP de Prudente. Foram convidados 57 municípios da região, entre autoridades, prefeitos e gestores da região, professores, acadêmicos, entidades e cooperativas de reciclagem.

A mesa de abertura contou com a participação do prefeito d Nelson Bugalho e demais autoridades. Na oportunidade, o prefeito destacou que o município está comprometido com o tema ‘resíduos sólidos’. “Temos certeza que as discussões vão nortear as politicas públicas nesta área”, disse.

Na ocasião, prefeito Nelson Bugalho citou que em Prudente já está sendo concluído o Centro de Triagem e Reciclagem, viabilizado com recursos do acordo da Cesp e MP, lembrou que o consórcio do aterro, já foi constituído e conta com 10 municípios participantes.

Conforme um dos organizadores do evento, professor da Unesp, Antônio Cezar Leal,  os municípios convidados pertencem a área do acordo do MP Federal, Estadual e a Cesp. A intenção é falar dos investimentos deste acordo ligados ao trabalho de resíduos sólidos, que é realizado pelas prefeituras e catadores. Segundo ele, são áreas que motivaram várias pesquisas desenvolvidas pela Unesp. 

Na Mesa redonda 1 do Seminário foi discutido o tema – Gestão de Resíduos Sólidos em Cuba Portugal e Brasil, com a participação do promotor de Justiça Luís Roberto Gomes; Silvio Rainho e Maria Glória Rodrigues (Unesp); Margarida Queirós do Vale (Universidade Lisboa); Bernardo Arantes do Nascimento (UFSCar) e André Luís Fernandes Simas (Secretaria Estadual Meio  Ambiente).

Já a Mesa Redonda 2 abortou o tema – Organização de Rede Regional dos Catadores de Materiais Recicláveis contou com a participação: Maria Cristina Rizk (Unesp); Maria Zanin (UFSCar); Erika Eloisa Petrúcio (Comitê Catadores de Material Reciclável); Maria Fernanda Romanelli ( Secretaria Estadual do Meio Ambiente) e Camila Frazatti Rodrigues Felício (CEF).

O evento é realizado com o apoio da Prefeitura de Presidente Prudente e demais parceiros FAPESP, CNPq, CAPES e CAIXA.  O seminário contou com presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues.