Prefeito Nelson Bugalho participa da Semana de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

11/06/2018

A abertura da Semana de Enfrentamento ao Trabalho Infantil ocorreu na manhã desse domingo (10/06) com a realização da 1ª Caminhada: “Não Leve na Brincadeira, Trabalho Infantil é Ilegal”, na Praça do Centenário do Parque do Parque do Povo, de Presidente Prudente. A campanha segue até o dia 15 de junho.

O evento contou com a presença do prefeito Nelson Bugalho e o vice-prefeito Douglas Kato; da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) Fabiana Sales Macedo e equipes da SAS, representantes de entidades participantes e autoridades envolvidas na organização.

A abertura da Semana foi realizada pelo Dr. José Roberto Dantas Oliva – Juiz do Trabalho e Coordenador Regional do JEIA (Juizado Especial da Infância e Adolescência). O evento integra o Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região

Confira a programação da Semana de Enfrentamento ao Trabalho Infantil:

Na segunda-feira, dia 11/06 haverá ‘Panfletagem’, na área central de Prudente, Calçadão, ruas próximas, shopping, SENAI, SENAC, GRTb/MTb, MPT, Fórum Trabalhista, Estação rodoviária, etc. A panfletagem ocorrerá das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 15h30 pela equipe PETI e profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

No dia 12/06, das 13h às 17h, no auditório do SENAI ocorrerá o Workshop, “Vozes da Aprendizagem: O combate ao trabalho infantil por meio da garantia de acesso à formação profissional”. O evento contará com a participação de 50 alunos de cada instituição de formação: SENAI, SENAC, Casa do Aprendiz Cidadão, Fundação Mirim, CIEE. Haverá exposição de 6 painéis: Um Mundo Sem Trabalho Infantil.

No dia 13/06 serão realizadas ‘Oficinas’, no auditório do SENAI. Das 8h às 11h30 a Oficina de Formação será Coordenadores Pedagógicos e Diretores de Escolas: Representantes da Rede Municipal e Estadual. Das 9h às 11h30 - Oficina: “Impactos do trabalho precoce, definição de trabalho infantil, cota de aprendizagem”.

Ainda no dia 13/06 - no período da tarde, das 14h às 15h30 - Palestra com a Monitora Educacional Elaine Gomes, para representantes das empresas parceiras do SENAC no programa Aprendizagem, no Auditório do SENAC.

No 14/06, ocorrerá o “Encontro Cultural ‘PETI’”, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da SAS. Com a participação de crianças e adolescentes no período da manhã, das 9h às 10h30 e tarde das 13h30 às 15h30.

No encerramento dia 15/06, no SENAI haverá apresentação Cultural e a Palestra: Enfrentamento à exploração do trabalho infantil, Dr. Ariel de Castro Alves, das 8h às 11h30. Evento aberto aos Profissionais das Políticas Pública, Profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, representantes de sindicatos e publico em geral.