Prefeito Nelson Bugalho inaugura UPA da Zona Norte e é recebido com festa pelos moradores

30/06/2018

A partir deste sábado (30), os moradores da zona norte de Presidente Prudente e dos distritos poderão contar um verdadeiro mini- hospital nas imediações. O prefeito Nelson Bugalho inaugurou a UPA – Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte “Dr. Aloísio Muniz de Andrade”, um investimento de mais de R$ 5 milhões de reais, entre construção e aquisição de mobiliários e equipamentos e que deve atender de cerca de 10 mil pacientes por mês.

A solenidade de inauguração foi prestigiada por autoridades civis e militares, empresários, representantes de associação de moradores de bairro, representantes de entidades de classe e por moradores dos bairros.

Durante o ato de inauguração o prefeito Nelson Bugalho posou para fotos e foi aplaudido pelos moradores. Dona Irene Conceição da Silva, de 70 anos estava lá com o marido, o aposentado Silvanir da Silva e fez questão de contar para o prefeito Nelson Bugalho o quanto ela e o marido estavam satisfeitos com o investimento. “Eu fui operada há seis meses e para ser atendida tinha que ir de ônibus até o Ana Jacinta. Agora eu terei o médico e os enfermeiros aqui, pertinho de casa, e ao invés de pegar ônibus vou vir a pé para cá”, disse agradecida.

“Foi uma decisão difícil, pois muitos colegas prefeitos me aconselharam a não abrir a UPA, uma vez que passamos pela maior crise econômica da história do país. O próprio governador Márcio França esteve aqui e disse que é um ato de coragem, porque ninguém está fazendo isso. Mas como ficam as pessoas que necessitam de atendimento de saúde de qualidade e que estão aguardando essa inauguração?”, disse o prefeito.

O prefeito lembrou que a obra começou a ser idealizada em 2015, na administração do ex-prefeito Tupã, e que o desafio agora será  administrar a unidade,  que custará cerca de R$ 1 milhão mês em manutenção.

Segundo o secretário municipal de saúde, Valmir Pinto, a unidade que já começa a atender a população no dia na inauguração, contará com 100 profissionais, entre equipe médica e administrativa.

“É um desafio, que vamos vencer, e queremos agradecer a todos que contribuíram para esta realização, em especial ao prefeito Nelson Bugalho que demonstrou coragem em aceitar este desafio”, disse o secretário.

A UPA também é gerida pelo CIOP- Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista.

Homenagens

Um dos momentos emocionantes da inauguração foi a lembrança do médico cardiologista, Drº Aloísio.  O presidente da Sociedade de Medicina de Presidente Prudente, Luiz Antônio Dipieri, falou da bondade e humildade do médico, que faleceu em 2016, aos 52 anos.

A viúva do médico, juíza de direito Sizara Corral de Área Leão Muniz Andrade, representou a família durante o evento de inauguração e  agradeceu a homenagem. Ela também ressaltou o caráter humilde do profissional, formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). “Ele era uma pessoa boa, tratava a todos com muito carinho e respeito, e é assim que esperamos que os pacientes sejam tratados aqui, com a mesma atenção que ele atendia os pacientes dele”, afirmou.

O evento contou com a participação do deputado estadual Ed Thomas, do ex-prefeito Mauro Bragato e do também ex-prefeito e vice, Milton Carlos de Mello Tupã, e Marcos Vinha, dos vereadores Demerson Dias, Adão Batista, José Tabosa, Isaque Silva, Elza do Gás, Natanael Gonzaga,Welligton Bozo, Alba Lucena, Geraldo da Padaria, Willian Leite. Enviaram representantes o vereador Mauro Neves e o deputado Ramalho da Construção.

Na inauguração houve um momento religioso, o padre Altino Brambila e Padre Milton abençoaram as instalações.

A UPA da Zona Norte tem 1.300 metros quadrados de área construída e fica na Rua Alvino Gomes Teixeira, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira e vai atender toda a população dos distritos e dos bairros da região norte: Guanabara, Brasil Novo, Alexandrina Jabaquara, e moradores do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, entre eles, Bela Vista, Tapajós, Cremonezzi e João Domingos Netto.

Com a inauguração da UPA Zona Norte, a cidade terá quatro portas de entrada de Pronto-Atendimento – Ana Jacinta, Santana, Cohab e agora na Zona Norte. O Pronto-Atendimento funcionará 24 horas initerruptamente (semelhante ao modelo da UPA do Ana Jacinta).