Prefeito inicia atividades da UADAF que atenderá 250 produtores da Agricultura Familiar

24/08/2018

 

O prefeito Nelson Bugalho realizou nesta sexta-feira (24/08) o lançamento das atividades da UADAF (Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar), que atenderá 250 produtores rurais, de seis associações. Na UADAF os produtores poderão processar e distribuir os alimentos, para a merenda municipal e outros setores.

A primeira UADAF do Estado de São Paulo iniciou suas atividades em Prudente visando fomentar o setor da agricultura familiar, ajudar o produtor rural a melhorar sua produtividade e contribuir com a geração de renda.

De acordo com o prefeito Nelson Bugalho com a utilização dos equipamentos da UADAF a intenção é diminuir os custos para a Merenda Municipal, redução do desperdício de alimentos, além de facilitar na elaboração da merenda, com alimento processado, higienizado, picado, fatiado e separado em embalagens.

“Os alimentos recebidos já processados ‘darão um folego para nossas merendeiras’, temos que estimular a agricultura familiar, essa será a função da UADAF”, disse o prefeito. Ele ressaltou que o prédio começará a operacionalizar a servir para o que foi projetado, que é atender à agricultura familiar.

O produtor rural, Marcos Querubim, da Associação Primeiro de Maio, agradeceu ao prefeito por pensar nos produtores rurais. “A UADAF vem para agregar valor às mercadorias, dar o suporte que precisamos. Vamos tirar o alimento da roça, processar para distribui-lo”, disse.

Para viabilizar o funcionamento da UADAF, foram feitas adequações no prédio e compra de equipamentos, como processadores de alimentos, cortadora de alimentos, higienizadora, fatiadora, equipamentos de embalagem a vácuo, freezer, geladeira e outros.

Os investimentos foram na ordem de aproximadamente R$ 180 mil. Sendo R$ 131 mil de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e contrapartida do município.

O início das atividades da UADAF contou com a presença dos vereadores, Elza do Gás, José Taboza, além dos secretários municipais. No ato estiveram presentes, envolvidos com o projeto a coordenadora de Agricultura da Sedepp, Liliane Maciel, professor Sérgio Magaldi, a nutricionista Tatiane Tafarello Biscola; representantes da ETEC,  FATEC, UNESP e da UEPP.

A UADAF é vinculada a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) pela qual responde o secretário, Carlos Casagrande. A UADAF terá como gestor, Marcelo Costilho.