Prefeito inaugura laboratório para análise da Covid-19 no Adolfo Lutz de Prudente

13/08/2020

O prefeito Nelson Bugalho assinou nesta quinta-feira (13/08), o termo de cessão permanente dos bens e equipamentos necessários para diagnósticos do coronavírus, a Covid-19, ao IAL (Instituto Adolfo Lutz) de Presidente Prudente. Segundo informações do órgão, a análise do RT-PCR (Transcrição reversa seguida de reação em cadeia de polimerase), exame que detecta a doença, começará ser feita ainda neste mês.

 

Em razão da pandemia, a prioridade será a análise para Covid-19, no entanto, o novo laboratório do IAL será capaz de apresentar resultados para H1N1, Leishmaniose, Coqueluche e Meningite Bacteriana. Além de Prudente, os demais 43 municípios que integram o DRS-XI (Departamento Regional de Saúde) também serão contemplados com os exames.

 

Trabalhando no IAL há 49 anos e à frente da diretoria há 30, Mariza Menezes Romão definiu a entrega dos equipamentos e cessão permanente dos mesmos como uma grande conquista para 2020. “A curva [de contaminação da Covid-19] continua alta e o laboratório veio para somar e atender Prudente e região. Hoje estamos integrados na rede IAL como executor do teste. Agora, dependemos dos insumos que ainda irão chegar e até o fim do mês vamos iniciar os testes”.

 

Já o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Valmir da Silva Pinto, ressaltou que o funcionamento do laboratório dará agilidade aos pacientes, principalmente àqueles que são tidos como suspeitos para Covid-19e que só podem iniciar o tratamento com a confirmação da doença. “O material era enviado a São Paulo e demorava a vir, inclusive os óbitos tidos como suspeito também vamos agilizar os resultados”.

 

O diretor do DRS-XI, Jorge Chihara, ressaltou que o início da operacionalização dos equipamentos deverá colaborar até mesmo na redução da taxa de ocupação de leitos de enfermaria e UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para tratamento da Covid-19. “Hoje, um único paciente suspeito ocupa um quarto, se tivermos o diagnóstico podemos atender mais de um paciente no mesmo espaço. Este é um momento importante e que prova que a união de forças consegue muitos feitos”.

 

O chefe do Executivo reforçou que tudo que era de competência da Prefeitura foi feito, elembrou da união de esforços para aquisição dos equipamentos. “É uma conquista muito importante para Prudente e região. Desde que o projeto foi apresentado, acreditamos na importância que ele tinha para todos os municípios. E mesmo com tamanha burocracia, insistimos neste e com apoio do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal de Justiça do Trabalho hoje chegamos à concretização, afinal, teremos de conviver com a doença”.

 

“Se existe alguém que acreditou neste processo e colocou muito força, foi o prefeito que não desistiu. Até quando sugerimos utilizar o dinheiro para aquisição de testes, que usaríamos mais rápido, ele insistiu no IAL”, reforçou o secretário de Saúde.

 

Cabe lembrar que o prefeito foi responsável por conseguir recursos junto ao MPT e ao TRT-para aquisição dos equipamentos. Ao todo, foram investidos R$ 505.285,05, sendo que do valor total o Município tem contrapartida de R$ 87.221,90, e o restante é proveniente do repasse de ambos os órgãos citados.

 

Vale ressaltar ainda que além dos recursos, a Prefeitura foi responsável pela cessão de três funcionárias que junto às técnicas do IAL, Erika Kushikawa Saeki e Esperdina de Paula Foltran, trabalharão à frente da operacionalização dos equipamentos, sendo elas: Thaís Tafner Silva Vieira, farmacêutica; Alini Cristina Mariano Silva, auxiliar de enfermagem e graduanda em Ciências Biológicas; e Lorrayne Martins de Moraes, auxiliar de enfermagem.

 

Além dos já citados no texto, participaram da entrega o vereador Wellington de Souza Neves, o representante do deputado estadual Mauro Bragato, a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, entre outras.