Prefeito endurece medidas para conter disseminação da Covid-19

17/02/2021

O prefeito Ed Thomas convocou nesta quarta-feira (17), uma reunião de emergência para tratar sobre a situação dos leitos hospitalares para tratamento de pacientes infectados pela Covid-19. Nesta semana, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na região chegou a 90%, mas, considerando apenas as unidades do município, o percentual bate 100% de lotação.

 

Para tentar minimizar a disseminação do vírus, o chefe do executivo determinou a ampliação do horário de fiscalização por parte dos agentes da vigilância sanitária. Agora, o trabalho se estenderá até a madrugada, com o objetivo de coibir aglomerações, sobretudo em festas e eventos clandestinos.

 

O serviço de atendimento 156 também passará a ter plantão noturno, recebendo denúncias e direcionando tanto para a vigilância quanto para a Polícia Militar. “A situação é muito preocupante, e o que mais nos chama a atenção é o número de adolescentes e jovens internados por Covid-19, o que é um reflexo das festas e eventos clandestinos. É o momento de cada um assumir a sua responsabilidade para revertermos este quadro”, pontuou o chefe do executivo.

 

Durante a reunião, também foi definido que o município buscará viabilizar a abertura de 10 leitos de terapia intensiva na UPA do Ana Jacinta, contribuindo para desafogar o sistema de saúde. A Secretaria de Saúde já está em busca de equipamentos e, em conjunto com o CIOP, remanejará equipes para possibilitar a abertura desses leitos.

Ed Thomas disse ainda que, se essas medidas não forem suficientes para diminuir os indicadores, poderá tomar medidas mais enérgicas, como o lockdown entre as 20h e as 6h, e também durante os fins de semana.

 

Participaram da reunião membros da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Sanitária, CIOP (responsável pela gestão das UPAs) e a diretoria do Hospital Regional e da Santa Casa de Presidente Prudente.