Prefeito confere revitalização da pintura do Museu e trata sobre melhorias no espaço

14/05/2020

O prefeito Nelson Bugalho conferiu nesta quinta-feira (14/05) a revitalização da pintura do Museu e Arquivo Histórico Municipal ‘Prefeito Antônio Sandoval Netto’. Cabe ressaltar, que por se tratar de um prédio tombado como patrimônio histórico de Presidente Prudente, a pintura obrigatoriamente tem de seguir as cores originais do projeto.

 

Ainda no local, juntamente ao secretário de Cultura, Paulo Sanches, a responsável pelo Museu e ao diretor de Acervo Histórico, Valentina Flores e Rogério Lourenço, respectivamente, o chefe do Executivo definiu o espaço em que será alocado o vagão de trem, que atualmente está no IBC Centro de Eventos.

 

Segundo o secretário de Cultura, o vagão será chamado de ‘Estação Museu’. Assim, a ideia é que ele seja tombado como patrimônio histórico, para que faça parte do acervo do órgão, e seja ainda a recepção do Museu e Arquivo Histórico, incluindo a criação de uma área de convivência ao entorno do mesmo. “A intenção em instalar o vagão no Museu é até mesmo para ampliar o número de atendimentos no espaço”.

 

Além disso, conforme Valentina, a intenção é que o vagão, que atualmente está sem uso, seja utilizado para realização de cursos já existentes no Museu, como fotografia, violão, entre outros, bem como possa ser disponibilizado às entidades para palestras e outros cursos. “Iremos colocar um multimídia também para transmitir a história da cidade e da estação de trem para as pessoas que visitam o Museu”, acrescenta.

 

O secretário conta também que nos próximos dias será iniciado o trabalho de jardinagem e paisagismo em toda área externa, incluindo a organização de um espaço para piquenique e outras recreações, e que anexo ao Museu, já com materiais existentes, será construído um cômodo para que sejam guardados produtos de limpeza, entre outros, para que seja pleiteado o Selo do Cadastro Estadual de Museu.

 

Conforme Sanches, ainda em relação às adequações, a Secretaria Cultura atua para reativar o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) de Prudente, que está há alguns anos sem eleição para escolha da diretoria. “A secretaria segue enviando ofícios às instituições para que indiquem membros e possamos legalizar o Condephaat”.

 

O secretário de Cultura lembra que o Governo Municipal tem um projeto arquitetônico de ampliação do Museu e Arquivo Histórico. Para viabilizar o mesmo, que é orçado em cerca de R$ 5 milhões, Sanches diz que o Município segue em busca de recursos junto a programas de incentivo à cultura e turismo e as esferas responsáveis, bem como através de parlamentares.