Prefeito autoriza serviço de taxi adaptado que passa a funcionar nesta quarta-feira em PP

22/08/2018

 

Presidente Prudente conta a partir desta  quarta-feira (22/8) com um serviço de taxi adaptado para pessoas com deficiência.  A autorização para explorar o serviço foi obtida por três vencedores  de concorrência pública, dois deles já estão circulando com os taxis que, embora possam transportar passageiros comuns, são adaptados e ideais para transportar pessoas com deficiência.

A apresentação dos veículos para a população ocorreu no estacionamento da Prefeitura com a participação do prefeito Nelson Bugalho, do vice Douglas Kato, do secretário municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública, Oswaldo Bosquet e com a participação dos vereadores Elza do Gás, Willian Leite, Jose Tabosa, Demerson da Saúde,  Geraldo da Padaria e do presidente do Sindicato dos Taxistas e Caminhoneiros, Natal Aparecido Brunholi.

Para instituir o serviço, o chefe do Executivo assinou o chamamento público nº 10/2017 que trata da permissão por 20 anos do serviço de transporte individual de passageiros em táxi adaptado para pessoas com deficiência motora. No último 23 de julho foi assinado o contrato de permissão com os dois primeiros taxistas, Elson Maldonado e Luiz Antônio de Andrade.

Eles adquiriram os veículos adaptados com recursos próprios e vão atender aos que necessitam de transporte adaptado como também passageiros comuns,  sem esta necessidade.  Além de investir  com recursos próprios na aquisição e na adaptação de um veículo com capacidade para transportar cinco pessoas, eles realizaram cursos de direção defensiva e de atendimento à pessoas com deficiência.

“ Eu me interessei em prestar o serviço inicialmente porque enfrentava esta dificuldade com minha mãe, que tem 92 anos,  e precisa de uma cadeira de rodas para se locomover. Sei como é difícil a gente transportar a pessoa, tirar da cadeira, a  gente tem medo de machucar sem querer. Com o taxi adaptado  o passageiro não precisa sair da cadeira, vai bem acomodado, com a proteção do cinto de segurança, enfim, acho que as pessoas vão aprovar a novidade”, disse Luiz Antônio Andrade , que atende  com o carro adaptado no ponto da Rodoviária.

Segundo o vice-prefeito Douglas Kato, cadeirante, a implantação do serviço  é mais uma demonstração de que o atual governo é comprometido com a inclusão . “ É um avanço, a entrega de um compromisso do governo de promover todo o tipo de inclusão”.

O prefeito Nelson Bugalho ressaltou  que Prudente é uma das primeiras de porte médio a implantar o serviço, que pretende proporcionar mais dignidade e autonomia para a pessoa portadora de deficiência física.

“ Estamos na vanguarda se comparados às cidades com o mesmo número de habitantes  e isso demonstra que queremos fazer um governo mais  humanizado e voltado para as questões que preocupam a comunidade”, afirmou o prefeito.

Os veículos adaptados estão lotados nos pontos da Rua Barão do Rio Branco e na Rodoviária. O atendimento é durante 24 horas, pois o serviço pode ser agendado. O telefone para  agendamento é 18 99668-8064 (Rodoviária) e 18 99728-9800 (Barão).