Prefeito abre oficialmente a 1ª Batatec e diz que evento vai fortalecer a agroindústria da região

15/06/2018

O prefeito Nelson Bugalho e o vice Douglas Kato  realizaram nesta sexta-feira a abertura oficial da  1º Batatec- Feira de Tecnologia da Batata- Doce. O  evento é uma promoção do Governo de Presidente Prudente, em parceria com a  Associação dos Produtores de Batata-doce de Presidente Prudente e Região (APROBARPP). 

A abertura, realizada no IBC Centro de Eventos, reuniu  produtores rurais,  de vários estados brasileiros, estudantes, pesquisadores, micro- empreendedores do setor de alimentação, além de agrônomos, professores e especialistas do setor.

Com uma vasta programação dedicada a ampliar e difundir a cadeia da batata doce da região de Presidente Prudente, a feira tem o objetivo de levar informação tecnológica aos produtores rurais e ainda proporcionar aos visitantes um programa de lazer, informação e entretenimento, com oportunidade para degustar as deliciosas preparações utilizando a batata-doce em pratos doces e salgados.

A abertura contou com uma oração, proferida pelo presidente do Conselho de Pastores, Nivaldo Pirondi, e ainda com homenagem ao produtor pioneiro da região, Hiroki Suyama, de 92 anos, que em 1971 plantou a primeira lavoura de batata-doce no distrito de Montalvão.

O presidente da Aprobarpp, Luiz Rocha, destacou o pioneirismo da família Suyama e disse que a feira é um projeto a altura da grande importância que a cultura tem para o município e região. “ Somos a maior região produtora de batata-doce do Estado e a segundo maior do pais e com essa feira vamos tornar essa realidade  conhecida de todo o país”, afirmou.

O prefeito Nelson Bugalho também foi homenageado pelos produtores pelo grande empenho de sua administração para transformar a feira, idealizada há mais de 15 anos, em realidade.

“ É o papel do poder público, prefeitura , câmara de vereadores estruturar, fomentar e agregar os produtores rurais , para que juntos promovam o crescimento de nossa região e concretizem o desafio de ter aqui uma  agroindústria forte  que incremente o agronegócio em nossa região”, disse o prefeito.

O deputado estadual Ed Thomas destacou a vocação da região para o cultivo da cultura e o  vereador Isaque Silva, que no evento representou a Câmara de Vereadores, informou que tramita na Câmara dos Deputados um projeto de sua autoria, que  quer transformar Presidente Prudente na Capital Nacional da Batata Doce.

O evento contou ainda com a participação dos vereadores Demerson Da Saúde, Willian Leite, Anderson Silva, Elza do Gás, Natanael Gonzaga e Alba Lucena.

Também prestigiaram a abertura o secretário municipal de desenvolvimento econômico João Carlos Marcondes, o assessor da Sedepp, Marcelo Costilho e ainda o  Monsenhor José Antônio, da Catedral de Presidente Prudente, o presidente do Sicredi, Jorge Bezerra Guedes, o presidente da Unipontal e prefeito de Regente Feijó, Marco Rocha, o comandante do CPI 8, Coronel Adilson Luis Franco Nassaro, e o diretor do HR, Frei Jacob, além do ex- prefeito Milton Carlos de Mello Tupã e o ex-prefeito Marcos Vinha. O presidente do Ceder, Mauro Bragato enviou representante.

A feira que segue até domingo (17)  vai contar com show, palestras técnicas e Praça de Alimentação. O cardápio geral oferecido será variado e, entre as delícias, estão pratos como nhoque de batata- doce recheado com queijo, rocambole de carne moída com massa de batata-doce, frango com requeijão e carne seca, coxinha de frango e carne, pudim de batata-doce, pão de queijo de batata-doce, escondidinho de carne moída e carne seca, pão recheado com requeijão, pão recheado com frango e requeijão, brigadeiro e beijinho de batata-doce, bolo, docinhos, hambúrgueres com pão de batata-doce e hambúrgueres com chips de batata- doce, e até degustação de tapioca produzida com batata-doce estão entre as variedades oferecidas. Os preços são acessíveis, variam de R$ 3 a R$ 28,00

O evento tem a parceria da Fatec- Presidente Prudente, Sebrae-SP,  Apta- Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Valtra Mercadão,  Toko Perillo Embalagens,  Unoeste,  Cooperativa Agrícola Sul Brasil –Álvares Machado, Senai/ São Paulo,  Cati- Coordenadoria de Assistência Técnica Intregral, ETC- Escola Técnica de Presidente Prudente,  Banco do Brasil,D.Carvalho – John Deere, Caixa Econômica Federal (CEF),  Itesp,   Codep, Sicredi e Agrofértil