Praça do Centenário será inaugurada nesta sexta-feira no Parque do Povo

11/04/2018

Prefeito parabeniza operários e anuncia inauguração da Praça do Centenário

A população de Presidente Prudente terá à sua disposição mais um ponto de lazer e confraternização ao ar livre, em contato direto com a natureza e com a história de nossa cidade. A Praça do Centenário será oficialmente entregue à comunidade nesta sexta-feira (13/04), a partir das 18h30.

A cerimônia de apresentação do novo ponto turístico de Prudente terá a presença do prefeito Nelson Bugalho e o vice, Douglas Kato, membros da comissão do centenário, representantes de diversos segmentos da sociedade civil, servidores e os prudentinos em geral. O evento contará ainda com apresentações musicais dos artistas prudentinos Adriana Cavalcanti e Da Silva, entre outras atrações.

O chefe do executivo esteve na manhã desta quarta-feira (11/04) na praça e parabenizou cada um dos 13 funcionários da Secretaria Municipal de Obras (Sosp), que nas últimas semanas dedicaram-se integralmente à conclusão dos trabalhos. 

A Praça do Centenário é o marco definitivo das celebrações alusivas ao 100º aniversário de Presidente Prudente, e presta homenagem a seus principais desbravadores: Coronel José Soares Marcondes e Coronel Francisco de Paula Goulart, representados por um monumento de concreto aparente, com oito metros de altura.

Está localizada em frente à Fundação Mirim e à sede prudentina da OAB, em uma área total de 24 mil metros quadrados e 11. 619 metros de área construída. O projeto é do arquiteto da secretaria municipal de planejamento, Maurício Fernandes.

Na praça foram assentados mais de 4 mil metros de calçamento que usou pedras portuguesas, tijolo aparente e piso intertravado, que é permeável e favorece a absorção da água. Possui no solo, em alto relevo, uma “Rosa dos Ventos”, revestida em granito e que simboliza os quatro pontos cardeais da cidade.  Também tem em destaque os rios que fazem a divisa do município: o Rio do Peixe, o Rio Mandaguari, e o Rio Santo Anastácio.

O solo da Praça tem a representação do mapa de Presidente Prudente, na escala de um pra mil, ou seja, é mil vezes menor que o tamanho real.  Outro ponto representativo é a localização dos distritos e da rodovia Raimundo Maiolini, que faz a interligação entre  eles.

Capsula do tempo

Ainda na cerimônia de entrega da praça, Bugalho e representantes da Comissão do Centenário vão enterrar uma “capsula do tempo”, contendo imagens, textos e documentos relacionados ao centenário da cidade, para que sejam abertos apenas daqui a 50 anos.