Poeta popular Patativa do Assaré é homenageado  em espetáculo infantil no Sesc

14/08/2018

 

Encenado no domingo (19), às 15h, peça ‘Letras Perambulantes’ retrata vida
 e obra do artista. Programação ainda oferece diversas atividades

O nome dele é Patativa do Assaré, mas também pode ser chamado de “porta-voz do sertão”. Um dos mais importantes poetas nordestinos, o cearense é homenageado no Sesc Thermas de Presidente Prudente, neste domingo (19), com o espetáculoLetras Perambulantes, encenado pelos paulistanos do Núcleo Caboclinhas. Com início às 15h, a peça retrata a vida e obra do artista conhecido por seus poemas e cordéis. A entrada é livre.

Apresentado pelo projeto Arte em Cena, a montagem é dirigida por Luciana Silveira, e passa pela infância de Patativa na roça, suas primeiras rimas, a paixão pelos cordéis trazidos pelo pai, sua chegada na rádio Araripe, o amor por Belinha, além de sua relação com a literatura e o povo sertanejo.

A trilha sonora da peça é composta de canções do próprio poeta – ou seja, poemas seus que foram musicados por nomes como Luiz Gonzaga e Fagner – e por um repertório original composto exclusivamente para o espetáculo, por Aline Anfilo e Zé Modesto. A trilha é toda executada ao vivo pelas atrizes Aline Anfilo, Geni Cavalcante, Giuliana Cerchiari e Luciana Silveira, que se revezam entre os personagens reais e fictícios da história.

O Núcleo Caboclinhas formou-se em 2005, da união de profissionais que tinham em comum pesquisar a cultura popular brasileira em sua musicalidade, cores, autores, danças, dentre outras áreas. O grupo ainda comanda a oficina No Traço do Cordel, em seguida, às 16h, pelo projeto Brincando com Arte.

Na atividade, as crianças vivenciam um momento lúdico e musical, a partir de brincadeiras com rimas, que vão se desdobrando em outras brincadeiras com o próprio cordel, e culminando na composição de uma obra. Depois de pronto, o foco da brincadeira passa a ser a musicalidade do cordel, fazendo com que os pequenos arrisquem musicá-los, aguçando sua criatividade, musicalidade e imaginação.

A programação infantil se completa com contação de histórias, por meio do projeto Quintal de Histórias. No sábado (18), às 15h, a atriz, contadora de histórias e arte-educadora Poliana Savegnago, de Ribeirão Preto (SP), apresenta aos pequenos histórias presentes no livro “Contos Tradicionais do Brasil”, de Luís Câmara Cascudo. Desafios, trava-línguas, lenga-lengas e brincadeiras de quintal ajudam na condução do fio da meada.

Patativa do Assaré

Nascido em 1909, na Serra de Santana, pequena propriedade rural do município de Assaré, no Sul do Ceará, Antônio Gonçalves da Silva perdeu o pai aos 8 anos, passando a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família pobre. Não bastasse o sofrimento, ainda menino, perdeu a visão do olho direito.

Começou a escrever poesia logo que entrou na escola, aos 12 anos, e aos 16, ganhou uma viola da mãe, ingressando na arte dos repentes e passando a se apresentar em saraus e pequenas festas de sua cidade natal. Por volta dos 20 anos, recebeu o pseudônimo de Patativa, por sua poesia ser comparada com a beleza do canto da ave nordestina de mesmo nome, que possui um canto doce e suave. Posteriormente, adotou o Assaré em homenagem a sua cidade natal.

Presença constante na Feira do Crato, onde participava na Rádio Araripe declamando seus poemas, foi ouvido em uma destas ocasiões por José Arraes Araripe, que lhe ajudou na publicação de seu primeiro livro, “Inspiração Nordestina”, de 1956.

Embora tenha frequentado tão pouco a escola (apenas seis meses), dentre várias premiações, ele foi nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa, uma honraria concedida por universidades a uma pessoa que se destaca em sua área de atuação. Para se ter uma ideia, no Brasil, nomes como os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, e os músicos Maria Bethânia e Milton Nascimento já receberam o título.

No exterior, celebridades como a escritora J.K. Rowling (autora da saga Harry Potter), a apresentadora Oprah Winfrey, a atriz Meryl Streep e o lutador Muhammad Ali, também foram agraciados com o prêmio. Historicamente, um doutor honoris causarecebe o mesmo tratamento e privilégios que aqueles que obtiveram um doutorado acadêmico de forma convencional.

O poeta faleceu aos 93 anos, em 2002, mas sua memória continua viva no Memorial Patativa do Assaré, em sua cidade natal, Assaré, no Ceará. Sua obra tem sido estudada por pesquisadores, professores, abordada nas universidades e fora delas, além de ter sido objeto de estudo de mestre e doutores.

MÚSICA

A tarde de sábado no Sesc também conta muita música, promovida neste fim de semana pela banda Pai Galo, que se apresenta na área de convivência da unidade a partir das 16h, com entrada livre. O grupo prudentino é formado por Lucas Gonsaga, Ulisses Souto, Mario Lima, Hernani Soares e Eduardo Pereira. O ponto forte do quinteto é a mistura de ritmos e influências brasileiras, como samba, axé, MPB, funk e samba rock. Em seus shows, ninguém costuma ficar parado.

A banda se iniciou em julho de 2010, com um projeto composto por voz, violão, percussão e bateria em sua formação. Com a parceria de grandes amigos, seis meses depois gravaram seu primeiro DVD, trabalho que alterou a formação inicial com a inclusão de um contrabaixista e um saxofonista.

ESPORTE

O fim de semana no Sesc Thermas também está recheado de esporte. As atividades físicas já começam na quinta-feira (16), com a vivência de Crossminton. Os interessados podem aprender sobre esta modalidade, criada no final dos anos 1990, semelhante ao badminton. Como a peteca utilizada na prática é mais pesada, o esporte pode ser praticado em qualquer espaço. Assim como na sexta (17), a vivência ocorre às 8h30, 10h30, 15h, 17h, 19h e 20h30, e no sábado e domingo, às 9h e às 14h.

O público tem a opção de começar o sábado com muitas pedaladas. O passeio ciclístico Pedal Mensal convida os amantes da bicicleta a percorrerem 30 quilômetros rodados entre bairros prudentinos, a partir das 7h, com saída em frente ao Sesc. O tour incentiva o uso da bike como meio de transporte e lazer. Para participar, é necessário trazer bicicleta com equipamentos de segurança (capacete, luvas, luzes dianteira e traseira e corrente com cadeado). As inscrições são gratuitas e são feitas na Central de Atendimento do Sesc. As vagas são limitadas.

A programação esportiva ainda dá seguimento à série de aulas abertas de lutas e práticas corporais, realizadas ao longo do mês. O professor José Otávio, de Presidente Prudente (SP), comanda a aula de uma arte marcial tailandesa com mais de 2000 anos de história, o Muay Thai, no sábado e domingo, das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h. Praticado em vários países, o esporte caracteriza-se pelo uso combinado de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés.

Já o mestre Jim Kelly, de São José do Rio Preto (SP), ensina uma técnica de exercícios que previne e trata dores no corpo, além de ajudar a restaurar a movimentação natural. O Liang Gong em 18 Terapias, um dos primeiros sistemas de prática corporal oriental que integra a tradição milenar chinesa aos modernos conhecimentos da medicina ocidental, tem sessões no sábado e domingo, das 10h às 11h30.

OFICINAS E BATE-PAPOS

No Espaço de Tecnologias e Artes, o ETA, o público pode participar da oficina Conhecendo a Impressora 3D, com o engenheiro mecânico João Gabriel, de Bauru (SP). Os participantes aprendem sobre o funcionamento, modelagem e impressão de objetos com uso de uma impressora 3D, aliados a softwares específicos.

A programação de fim de semana também conta um bate-papo que visa auxiliar artesãos para empreender melhor, no sábado, às 10h. O educador em cursos de empreendedorismo, meio ambiente e produção audiovisual e coordenador de projetos com artesãos, Juliano Salomão Guimarães, oferece informações e ideias que possam contribuir com o desenvolvimento artístico dos participantes na busca da atitude empreendedora.

O encontro possibilita a construção de objetivos e metas individuais e em grupo, por meio do planejamento participativo, além do aprimoramento de técnicas de divulgação e venda dos produtos, gestão do tempo e financeira, dentre outros assuntos. Para participar, basta se inscrever na Central de Atendimento do Sesc. As vagas são limitadas.

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA

 

Vivência – Pedal Mensal

Saída em frente ao Sesc Thermas. Vagas limitadas.

Dia 18 de agosto, sábado, às 7h.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento do Sesc Thermas. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 18 anos.

 

Vivência – Crossminton

Dias 16 e 17 de agosto, quinta e sexta, às 8h30, 10h30, 15h, 17h, 19h e 20h30, e dias 18 e 19 de agosto, sábado e domingo, às 9h e às 14h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Aula Aberta – Muay Thai

Com o professor José Otávio, de Presidente Prudente (SP).

Dias 18 e 19, sábado e domingo, das 9h30 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Aula Aberta – Lian Gong em 18 Terapias

Com o mestre Jim Kelly, de São José do Rio Preto (SP).

Dias 18 e 19 de agosto, sábado e domingo, das 10h às 11h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

 

Bate-Papo – Encontro com Artesãos

Mediação Salomão Guimarães, educador em cursos de empreendedorismo, meio ambiente e produção visual e coordenador de projetos com artesãos.

Dia 18 de agosto, sábado, das 10h às 12h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento do Sesc Thermas. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 18 anos.

 

Oficina – Conhecendo a Impressora 3D

Com o engenheiro mecânico João Gabriel, de Bauru (SP).

Dias 18 e 19 de agosto, sábado e domingo, das 13h30 às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento do Sesc Thermas. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Quintal de Histórias – Contação “Contos Tradicionais do Brasil: Um Convite ao Encantamento”

Com a atriz, contadora de histórias e arte-educadora Poliana Savegnago, de Ribeirão Preto (SP).

Dia 18 de agosto, sábado, às 15h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Múltiplos Sons – Show “Pai Galo”

Dia 18 de agosto, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Arte em Cena – Espetáculo “Letras Perambulantes”

Com o Núcleo Caboclinhas, de São Paulo (SP).

Dia 19 de agosto, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina “No Traço do Cordel”

Com o Núcleo Caboclinhas, de São Paulo (SP).

Dia 19 de agosto, domingo, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Retirada de senhas na Central de Atendimento no dia da atividade. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos.