Pessoas em situação de rua participam de ação no Parque de Uso Múltiplo

25/03/2020

 

 

Teve início na manhã desta quarta-feira (25/03) o acolhimento das mais de 200 pessoas em situação de rua no Parque de Uso Múltiplo, em Presidente Prudente. Durante a ação, realizada pelo Governo Municipal por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), os atendidos puderam tomar banho e café da manhã, bem como retiraram um kit de alimentação para comerem ao longo do dia, além de um kit higiene para que se mantenham higienizados.

A secretária de Assistência Social, Fabiana Sales Macedo, ressaltou que a ação se estenderá até esta sexta-feira (27), sempre das 8h30 às 11h30, ou enquanto houver alguém para ser atendido. Posteriormente, a iniciativa será realizada por tempo indeterminado, sempre de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários.

Fabiana lembrou que embora o Creas Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) fosse um local disponível para as pessoas se higienizarem, a ação foi realizada no Parque de Uso Múltiplo para que não haja aglomeração, isso devido ao coronavírus, o Covid-19.

Na oportunidade, o prefeito Nelson Bugalho passou pelo local para acompanhar o andamento da ação. “As pessoas em situação de rua recebiam ajuda de entidades, igrejas, dos próprios munícipes, mas agora, com o isolamento social, não têm mais esse auxílio. Assim, pensamos em uma forma sobre como a Prefeitura poderia suprir essa necessidade”.

Em relação ao número de adesão, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, o chefe do Executivo pontuou que talvez nem todos tenham conhecimento da ação, mas que a tendência é que haja aumento na participação.

Além disso, o prefeito pontuou que o Fundo Social de Solidariedade segue com a arrecadação de produtos de higiene e alimentos não-perecíveis para atender as pessoas em situação de rua e as famílias em vulnerabilidade social. Bugalho adiantou ainda que nos próximos dias a campanha será expandida para outros locais da cidade.

A ação contou com envolvimento das equipes da SAS e Secretaria Municipal de Esportes, inclusive com a presença do secretário Claudinei Quirino, e apoio da Coordenadoria da Juventude e Polícia Militar.