Pesquisador anuncia novas descobertas em sítio paleontológico cercado pela Prefeitura

05/08/2020

A Prefeitura de Presidente Prudente executa o cercamento do sítio paleontológico localizado entre o Parque Girassóis e o bairro São João, na região sul, o qual já está em fase de conclusão. Nesta quarta-feira (05/08) o local recebeu a visita do paleontólogo, Willian Roberto Nava, que anunciou novas descobertas do sítio.

Segundo ele, as recentes pesquisas revelaram que, entre os achados, estão fósseisde aves e répteis do período cretáceo. Ele detalha que no local foram encontrados esqueletos de serpentes, bem como um crânio de pássaro de 80 milhões de anos, da época dos dinossauros.

Conforme o pesquisador, trata-se do terceiro achado de serpentes no Brasil do Período Cretáceo. Os materiais estão em estudo no Museu de Paleontologia de Marília.

 

De acordo com Nava, a descoberta ganhará destaque e deve resultar na publicação de artigo em revista de referência na área da ciência, ainda neste ano. No sitio paleontológico já foram encontrados outros fósseis de aves, que representam 90% das descobertas feitas no local, que recebe pesquisadores desde 2004.

No local, o maquinário realizou a movimentação de terras nesta quarta-feira (05/08) para novas pesquisas. A área em questão foi tombada pela Prefeitura em caráter definitivo por meio de Decreto Municipal nº 30.661 por terem sido encontrados vestígios paleontológicos. 

Para proteção do sítio arqueológico, a Prefeitura executa o cercamento e em breve iniciará o calçamento de toda área.