Patronesse da Escola de Artes ‘Jupyra Cunha Marcondes’ completaria 115 anos nesta segunda

03/08/2020

 

Nesta segunda-feira (03/08), a Escola Municipal de Artes ‘Professora Jupyra Cunha Marcondes’ comemora uma data importante. É que se estivesse viva, a patronesse do espaço completaria 115 anos. Ela foi a figura mais expressiva em relação às atividades musicais e artísticas do século passado em Presidente Prudente.

 

Em um breve relato sobre sua vida, foi em Prudente, aonde chegou em 1923 com sua família, que Jupyra conheceu seu marido, o senhor Paulo Kruger Soares Marcondes, filho de um dos fundadores da cidade, o José Soares Marcondes.

 

Dona Jupyra foi professora de francês e música, romancista, escritora e fundadora da atual Escola Municipal de Artes, que leva seu nome. A fundação do Conservatório Dramático e Musical na cidade, em 1952, “tinha como objetivo proporcionar à população prudentina o contato com a cultura baseada nos grandes centros, como da capital paulista”, conforme pesquisadores.

 

Assim, o trabalho de Jupyra Cunha Marcondes se destacou entre as décadas de 1920 e 1970. Ela morreu aos 69 anos e rodeada pela admiração de quem pôde conviver com em sua presença.