Parque Municipal dos Ipês proporcionará melhor qualidade ambiental a Prudente

02/04/2020

 

Em médio e longo prazo, quando chegar o florescer da primavera, quem acessar Presidente Prudente pela Rodovia Raposo Tavares terá uma bela paisagem para observar. Trata-se do Parque Municipal dos Ipês, cuja Lei de N° 10.166 de autoria do prefeito Nelson Bugalho, que cria o novo espaço na cidade, foi publicada nesta semana no Diário Oficial.

O doutor em Geociências e Meio Ambiente, Marcos Boin, pontua que o Parque dos Ipês, que fica entre a Rodovia Raposo Tavares e a Ferrovia Sorocabana no ramal de Dourados, Mato Grosso do Sul, é um importante fragmento a ser acrescentando no Oeste Paulista, “onde, por muitos anos, toda vegetação florestal foi destruída”.

Boin diz que o parque é mais uma área protegida que está, inclusive, entre outros fragmentos ambientais de grande importância para Prudente. Entre eles, o doutor cita a Cidade da Criança, “com uma série de representantes da flora e da fauna”, e o Recinto de Exposições ‘Jacob Tosello’, “onde há uma área recuperada”.

“Essa área [Parque dos Ipês] faz um elo entre os grandes fragmentos existentes. Com isso, através de corredores ecológicos toda fauna irá circular e também acrescentará um fluxo gênico de flora”, disse.

O prefeito Nelson Bugalho, que há mais de três décadas milita na área ambiental, declara que este é um espaço de grande importância para a cidade e toda a região, pois, junto a outros fragmentos já existentes, proporcionará melhor qualidade ambiental e de vida à população.

O promotor de Meio Ambiente, Jurandir José dos Santos, acrescenta que na época das árvores florirem, os motoristas serão recebidos na cidade pelas flores dos Ipês. Ela lembra ainda que o Município atua em várias frentes a fim de recuperar a época em que o segmento não era cuidado.

“Não havia preocupação, inclusive com recebimento de loteamentos sem que os loteadores tivessem cuidado com o meio ambiente. Há décadas a Prefeitura recebeu esses loteamentos e hoje os problemas acontecem, como assoreamento de rios, erosões, enfim, o Poder Público tendo que arcar com isso”, pontua Santos.

O promotor elogia ainda o trabalho do prefeito, que, segundo ele, “é preocupado com o meio ambiente e um dos melhores ambientalistas do Brasil”. “Temos que parabenizar a Câmara pela aprovação da Lei e o prefeito pela iniciativa do projeto. Tenho certeza que o parque vai embelezar a cidade e que consigamos outros com essa grandeza e beleza para preservarmos o meio ambiente. Quem ganha é a cidade e todos nós!”, conclui.

 

Parque dos Ipês – Conforme a lei, o espaço, que fica em uma área de mais de 14 hectares, visa contribuir para manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos, florísticos e faunísticos; para preservação dos recursos hídricos, em especial as nascentes do Córrego do Cedro; garantir condições para preservação e restauração da diversidade de ecossistemas naturais; proteger paisagens naturais; além de promover a proteção e recuperação de ambientes degradados.

O novo espaço prevê ainda proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental; favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico; e proteger as características da natureza geológica, geomorfológica, arqueológica, paleontológica e cultural do Córrego do Cedro.