Parada desde 2018, sala de raio-x da UBS Santana é reformada e devolvida à população

08/02/2021

 O prefeito Ed Thomas entregou na noite da última sexta-feira (05/02) a nova Sala de Raios-X na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Santana, que também funciona como Pronto-Atendimento (PA) da zona leste. A reinauguração do espaço foi possível graças à recuperação da processadora de filmes de raio-x, que estava danificada desde 2018, inviabilizando o uso do aparelho.

Com um investimento de R$ 4.900, o equipamento foi novamente colocado à disposição da população na noite da última sexta e, já durante o ato de entrega da benfeitoria, auxiliou no diagnóstico de um paciente que sofria de fortes dores lombares.

“Se o aparelho não estivesse funcionando, teríamos que solicitar a transferência do paciente para a UPA do Ana Jacinta para fazer o exame, como estávamos fazendo até então”, relatou o gerente da unidade, Ricardo Augusto.

Além da recuperação do aparelho processador de raio-x, a Secretaria Municipal de Saúde realizou algumas outras melhorias no ambiente da UBS, como reparos na pintura, reforma da câmara escura e antessala de raios-X, onde foram instaladas bancadas de granito para comportar a processadora e duas bancadas para uso do profissional técnico.

Também foi instalado um computador exclusivo ao serviço, com porta de vidro na nova sala para segurança biológica do profissional, já que o espaço fica localizado no final do corredor das observações.

Em seu discurso, o prefeito Ed Thomas reafirmou que a melhoria realizada na unidade “traz dignidade” à população que depende daquele serviço, sobretudo aos moradores da zona leste. “Você pode imaginar o que é um paciente chegar aqui com dor, com medo, angustiado, e ter que ser transportado para o Ana Jacinta para fazer um exame de raio-X? Com menos de R$ 5 mil de investimento a gente pode evitar essa situação. Isso é gestão, é cuidar das pessoas com respeito e com responsabilidade”, declarou o chefe do executivo. Ele também parabenizou a equipe da Secretaria de Saúde, chefiada pelo secretário Delton Ferraz, pela sensibilidade de, em poucos dias, ter detectado e resolvido um problema que perdurava há mais de dois anos.

Além de Ed Thomas e Delton Ferraz, participaram da cerimônia o presidente da Câmara, Demerson Dias, as vereadoras Miriam Brandão e Nathália Gonzaga, além de representantes do deputado estadual Mauro Bragato e do vereador Thiago Oliveira.