Para marcar o Dia da Voz, Cerest promove linha de cuidados com servidores

17/04/2018

Para marcar o Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16/04), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizou nesta terça-feira (17/04) uma linha de cuidado em distúrbios da voz relacionadas ao trabalho.

A oficina visa a treinar os profissionais do Cerest e os fonoaudiólogos de UBSs e ESFs dos 45 municípios da sua área de abrangência, sobre como levantar informações sobre o número de casos e viabilizar ações para evitar esse tipo de transtorno aos servidores.

De acordo com a supervisora do centro, Meire Judai Barreto, muitos profissionais têm de se afastar do trabalho pelo uso excessivo da voz. “Um caso bem comum é o dos professores, que abusam da voz para competir com o ruído dos alunos. Pode se tornar um problema crônico se não tomar os devidos cuidados”, declarou.

Além de profissionais do Cerest e fonoaudiólogos, participaram da capacitação estudantes universitários. Eles receberam as orientações da fonoaudiologia do Ceest de Campinas, Eliane Regina Zampieri de Lima, e a diretora técnica de Saúde da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho (DVST), Marcia Tiveron.