Para evitar aglomeração em razão da Covid-19, cemitérios seguirão fechados no Dia das Mães

05/05/2020

Com a proximidade do Dia das Mães, data de maior movimentação nos cemitérios municipais São João Batista e Campal em Presidente Prudente, a administração informa que os locais estarão fechados, tanto neste domingo (10/05) e na véspera da data, ou seja, no sábado (09/05), por conta da quarentena conforme Decreto Estadual. A medida é adotada a fim de evitar aglomeração de pessoas em razão da pandemia de coronavírus, a Covid-19.

A ação tem como objetivo evitar a transmissão da Covid-19 devido às aglomerações com mais de 10 mil pessoas que compareceriam às missas e visitas, tendo em vista que mais de 80% dos visitantes pertence ao grupo de risco, composto por idosos.

A medida de fechamento dos cemitérios do Dia das Mães visa aumentar o isolamento social. No momento, Prudente conta com menor índice na média dos 40%. Neste final de semana, a cidade deve alcançar pelo menos 50% para poder almejar alguma medida de flexibilização conforme orienta decreto Estadual, uma vez que as novas determinações devem ser divulgadas no início da próxima semana.

Os cemitérios municipais estão fechados desde o dia 23 de março, conforme Decreto Municipal Nº 30.747. As necrópoles abrem apenas para realizar sepultamentos. Vale lembrar que os locais recebem higienização constantemente, sempre após o sepultamento de casos suspeitos da Covid-19 para segurança dos funcionários.