Palestras técnicas e venda de tratores e implementos marcam segundo dia da Batatec

15/06/2019

 

Oito mil pessoas prestigiaram a abertura da 2ª Batatec- Feira Tecnológica da Batata-Doce, que teve início nesta sexta-feira (14/6) e termina neste domingo (16/6). A Feira é realizada no IBC – Centro de Eventos.

O segundo dia da feira contou com o encerramento das palestras técnicas coordenadas por especialistas e pesquisadores e também pelo secretário municipal de tecnologia da Inovação, Rogério Alessi. Ele falou sobre Inovação e Empreendedorismo para um público formado por produtores rurais e visitantes da feira.

O prefeito Nelson Bugalho prestigiou o segundo dia da feira e as palestras técnicas. Visitou os estandes, conversou com os expositores da mostra e com os palestrantes.

A pesquisadora Genoveva Russel, do Internacional Potato Center, de Lima, no Peru, é uma das maiores especialistas da América Latina das Culturas da Batata e Batata- Doce. Ela disse ao prefeito que ficou impressionada com o que viu em sua primeira visita a Presidente Prudente e à Batatec. “Perfeita a feira, tanto pelo espaço, como pela qualidade do material exposto. A feira é muito importante para a cultura da batata-doce, pois incentiva e estimula a produção, me senti honrada e agradecida pelo convite de poder estar aqui e participar deste evento”, disse a pesquisadora, que há 23 anos estuda o assunto e trabalha em um centro de pesquisa que cultiva “ in vitro” 5.600 variedades de batata de 56 países diferentes, das quais 180 são variedades brasileiras.

Negócios e gastronomia

O vendedor Vinicius Manuel, da Central Máquinas Agrícola, estava otimista com o resultado da feira. “ Já fechamos um negócio aqui, vendemos um trator e iremos fazer a entrega simbólica de outro. Deveremos fechar outra venda, é muito importante expor aqui, é uma boa vitrine, pois mesmo se o interessado não fecha negócio, ele conhece o produto e acaba comprando depois”, afirmou.

Os irmãos Fábio Higor Benincasa estavam satisfeitos com o resultado do primeiro dia da Batatec, eles venderam todas as peças de costelinha de porco defumada na noite de abertura e estavam confiantes com o movimento dos próximos dias e com a divulgação do negócio que atuam. “ Estamos servindo costelinha de porco defumada, acompanhada de purê de batata-doce defumado e molho quatro queijos. O movimento está muito bom, estamos satisfeitos com o resultado”, afirmou Fábio .

Estandes

A 2º Batatec conta com estandes de empresas ligadas ao agronegócio e estandes com pratos feitos à base de batata-doce, além da tradicional cerveja e shopp produzidos com o tubérculo.

Este ano a Fundação Inova Prudente montou um espaço para atrair as crianças e estudantes, uma oficina de Ciências que tem material de laboratório, impressora em 3 D, e material didático sobre o corpo humano com o objetivo de estimular a curiosidade pela ciência por meio de recursos didáticos que potencializam as descobertas e aprendizado.

Horário de Funcionamento

A Batatec pode ser visitada neste sábado até às 22h. Amanhã, domingo, dia de encerramento a feira vai das 12h às 22h.

A programação deste domingo inclui palestras institucionais a partir das 10h.

O evento é uma realização do governo de Presidente Prudente em parceria com a Aprobarpp- Associação dos Produtores de Batata Doce de Prudente e região.

A feira conta com o apoio de parceiros como Unoeste, Fatec, Unesp, Senai São Paulo, Embrapa, Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (antiga Cati), Sebrae/ SP , APTA e Etec.