Palestra Indústria 4.0 apresenta novas tecnologias e explana sobre a quarta revolução

19/10/2018

 

 

 

A Fundação Inova Prudente e a Fiesp/Ciesp (Federação e Confederação das Indústrias do Estado de São Paulo) realizaram na manhã desta sexta-feira (19/10) a palestra ‘Indústria 4.0’, com Marcelo Gozeloto, coordenador de Relacionamento com a Indústria do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Fábio Seminoti, da Play Sistemas Inteligentes, e Luiz Alberto e Nivaldo Benvenho da Realidade Aumentada Brasil.

Durante a ação, que integrou a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, que segue até este sábado (20), o presidente da Fiesp/Ciesp, Wadir Olivetti Júnior, comentou que a instituição desenvolve um trabalho de aproximar a indústria das novos pontos tecnológicos e avanços, o que visa melhorar o processo.

“Tanto o cidadão comum quanto os empresários têm que estar no mesmo sentido, buscando modernização e se aproximando do que o mundo vem apresentando na área tecnológica”, explicou. Wadir disse ainda que o Governo Municipal, por meio da Inova, está desenvolvendo um bom trabalho em Prudente e região, o qual a Fiesp/Ciesp, representante da indústria, não poderia ficar de fora.

O palestrante apresentou o porquê a questão Indústria 4.0 está tão proeminente no mundo todo e explicou que o Brasil está no mesmo patamar que outros nações. “O que acontece é que algumas empresas em outras nações estão mais a frente, mas em termos geral o mundo todo vive esse momento”, pontuou.

O coordenador de Relacionamento com a Indústria afirmou também que a 4ª Revolução Industrial está muito mais relacionada com a quarta revolução de costumes ou tecnológica e social. “Muito mais que tecnologia em si, o importante é entender o porquê disso, por que as pessoas querem produtos muito mais customizados e com preços acessíveis. Em face desse binômio, é importante que as indústrias se adequem em produzir customizadamente, mas com preços acessíveis a um grande público. Isso vem em relação e a demanda do mercado”.

Marcelo disse que temas como o apresentado na palestra não podem ficar restritos a grandes centros, que é de suma importante debatê-los em todo país. “Vivemos numa aldeia global, não há como fazer uma dicotomia de essa local não e esse sim. Nessa aldeia comunitária, todos devem compartilhar de tudo que acontece”.

O palestrante Fábio foi responsável em apresentar um sistema de monitoramento de equipamentos utilizando a internet das coisas, “o que oferece uma visão de todos os pontos fortes e fracos da operação industrial e permite atuar sobre os problemas e ganhar produtividade sem precisar investir em novas máquinas, equipamentos ou equipes”. De acordo com ele, a tecnologia evoluiu muito e existem alternativas baratas e interessantes para as indústrias trabalharem.

Nivaldo e Luiz explanaram sobre Realidade Virtual e Aumentada e mostraram algumas aplicações. Segundo Benvenho, a tecnologia apresentada é moderna e está presente no processo do dia-a-dia na hora da produção. Ele exemplificou que o treinamento físico passa a ser virtual, ou seja, “é sem risco, com uma nova tecnologia com uma capacidade de absorção muito grande”.

Mais que isso, Nivaldo disse ainda a Realidade Virtual e Aumentada vem até mesmo em prol da saúde do trabalhador, “pois permite que ele treine dez vezes cometendo erros virtualmente em um ambiente que não seja insalubre, ou seja, ele pode repetir até chegar a excelência, o que diminuirá o número de risco posteriormente”.