Oficina gratuita no Sesc Thermas ensina a arte de contar histórias

10/08/2018

 

Ministrada pela atriz, contadora de histórias e arte-educadora Poliana Savegnago, de Ribeirão Preto (SP), aulas ocorrem nos dias 14, 15 e 17/8

A arte milenar de contar histórias não só estimula o interesse pela leitura em crianças, jovens e adultos, como também promove a celebração do encontro com o próximo. Mas, as histórias só existem porque há quem as conte. Pensando nisto, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza a oficina A Arte de Ouvir e Contar Histórias, nos próximos dias 14, 15 e 17 (terça, quarta e sexta).

Ministradas pela atriz, contadora de histórias e arte-educadora Poliana Savegnago, de Ribeirão Preto (SP), as aulas ocorrem das 18h30 às 21h30 e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc, com vagas limitadas.

A oficina tem o intuito de promover formação para a contação de histórias, na qual os seguintes tópicos são abordados: estruturas narrativas, formas de apresentação da história, obras da literatura e do imaginário popular e a constituição de um repertório pessoal.

Na atividade, são vivenciadas as ferramentas para a capacidade de poder criar uma envolvente história, descobrindo, assim, que eficaz instrumento pode ser a contação de histórias na educação.

Poliana é bacharel em Artes Cênicas e possui especializações em cursos do Instituto Brincante (do multiartista Antonio Nóbrega) e da Unicamp. Além de contação de histórias, ela ministra aulas de danças e brincadeiras populares para Educadores, pela consultoria pedagógica “Tantas Palavras”, por todo o Brasil.

Entre as atividades de formação que já participou, destacam-se “Pulso-Presença – princípios da tradição popular aplicados às artes cênicas”, com Helder Vasconcelos (2010); “O Impulso na Voz e no Corpo”, com Renata Rosa (2009 e 2010); “Manual e Guia do Palhaço de Rua”, com Fernando Cavarozzi (Argentina, 2008); “Dança-Teatro”, com Karina Olla (Holanda, 2006).

A contadora é integrante do grupo Engasga Gato, formado há 11 anos, em Ribeirão Preto (SP), e que conta com diversas premiações ao longo de sua existência, como o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro 2012, na categoria “Grupo ou Cia. com sede em espaços fora de circuito comercial ou tradicional”, premiação por pesquisa de linguagem no Festival de Tupã (2009), além de indicações aos prêmios de Melhor Espetáculo Infanto – Juvenil e Melhor Espetáculo apresentado no Interior Paulista (2010), também pela Cooperativa Paulista de Teatro.

SERVIÇO

 

PROJETO “QUINTAL DE HISTÓRIAS”

 

Oficina – A Arte de Ouvir e Contar Histórias

Com a atriz, contadora de histórias e arte-educadora Poliana Savegnago, de Ribeirão Preto (SP).

Dias 14, 15 e 17, terça, quarta e sexta, das 18h30 às 21h30.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.