Oficina de Introdução à Lógica de Programação exclusiva para meninas tem início na Inova

07/08/2018

 

 

A Fundação Inova Prudente deu início nesta terça-feira (07/08) a segunda edição da Oficina ‘Meninas Digitais: Introdução à Lógica de Programação’, voltada para crianças de 8 a 12 anos. Ao todo, 13 meninas participam da atividade que é dividida em quatro encontros, sendo os próximos nesta quinta-feira (9) e nos dias 14 e 16.

A facilitadora da oficina, a tecnóloga Maria Angélica Cardoso Martins Isique, diz que as meninas aprenderão a lógica de programação, o que fará com que elas pensem antes de executar as ações.

“Elas terão que formar um algoritmo, que é um passo a passo do que estão pensando para chegar a um resultado final. Não podem pular etapas, é como se fosse um manual de instruções, elas têm que seguir passo a passo para verem se outra pessoa conseguiria executar. Elas criam algoritmo para o computador entender o que querem que seja feito”, explica.

Maria Angélica ressalta ainda a importância de destinar um curso de lógica de programação para meninas, uma vez que o próximo aprendizado, que é aberto e tem 20 vagas, conta com 18 meninos e apenas duas meninas inscritas. “É importante destinar, pois uma vai falando para outra e vai desmitificando que é uma área masculina. Elas encontram bastante personalidade feminina, como criadoras, programadoras, exibimos vídeos que mostram essas mulheres para ver se incentiva. Assim como outras disciplinas, é importante aprender a lógica de programação, é uma nova linguagem”, finaliza.