Núcleo de Educação Continuada da Sesau capacita profissionais para lidar com diabetes

31/10/2018

O Núcleo de Educação Continuada e Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma importante capacitação de “Educação em Saúde para Pacientes Diabéticos”. O objetivo é de fornecer informações atualizadas sobre "tratamento e acompanhamento dos casos crônicos de diabetes” para médicos, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários da Rede de Atenção Básica de Saúde e Emergência do município que teve início no último dia 22, com aulas nas segundas feiras e findará em meados de 2019.

Na próxima segunda feira (05), cento e quarenta profissionais, dentre eles médicos, enfermeiros e farmacêuticos participarão de um encontro, que contará com a presença da palestrante Carolina Rocha Betônico, Graduada em Medicina pela Faculdade Federal de Uberlândia, Especialista pela Sociedade de Endocrinologia e Metabologia e doutorada em Ciências da saúde da Saúde pela USP.

”Diabetes mellitus é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina ou não consegue utilizar adequadamente a insulina que produz, e por isto, os níveis de glicose no sangue ficam elevados. O tipo mais comum é o diabetes tipo 2, que é silencioso e podem demorar anos para ser diagnóstico. Pessoas portadoras de obesidade, pressão alta, colesterol ou triglicérides elevado, assim como, aqueles que familiares com diabetes ou tiveram diabetes na gestação são do grupo de risco para o aparecimento diabetes e devem fazer exames de glicemia mesmo que não tenham sintomas”, afirmou doutora Carolina