Novos alunos da Univesp são recepcionados em aula inaugural

14/08/2018

 

Os novos alunos do polo prudentino da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), instalado na Fundação Inova Prudente, assistiram nesta segunda-feira (14/08) à aula inaugural dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Licenciatura em Matemática. Oportunidade para que os tutores e coordenadores da instituição apresentassem um pouco da estrutura disponível no local e a metodologia de ensino aplicada durante a graduação.

Além dos cursos participantes da aula inaugural, nesta semana também houve o início das aulas aos novos alunos de Licenciatura em Pedagogia. Considerando os quatro cursos, cerca de 200 estudantes iniciaram a formação neste semestre.

Os recém-matriculados foram recepcionados pelo prefeito Nelson Bugalho e o secretário municipal de Tecnologia, Rogério Alessi, responsáveis pela vinda da Vunesp a Prudente. Em sua saudação, o chefe do executivo compartilhou um pouco da história recente da Inova, criada com o objetivo de se tornar um espaço para o aprimoramento do ensino, da pesquisa, da inovação e do empreendedorismo, em sintonia com as novas tecnologias.  

Em meio a esse contexto, a Universidade Virtual vem, segundo o prefeito, “para capacitar os cidadãos prudentinos a atuar em um mercado de trabalho que passa por uma profunda transformação”. “Este prédio, até pouco tempo atrás, abrigava a escola de curtimento de couro, mas há muitos anos esse mercado deixou de ser relevante em nossa região. Já passava da hora de atualizarmos a missão dessa instituição, adaptando-a às novas características e vocações do mercado”, disse.

A coordenadora da Univesp em Prudente, Valquíria Tufolo, aproveitou o encontro para ressaltar que, apesar de ser uma universidade “virtual”, o peso e a responsabilidade de estudar na Univesp são tão grandes quanto de uma outra instituição pública de ensino superior. “Ela está inserida no rol de faculdades públicas do Estado, no mesmo nível da USP, Unesp, Unicamp, Fatec e Etec. É uma escola séria e que exigirá de vocês muita dedicação e empenho”, alertou.

Validando a mensagem de Tufolo, o aluno do segundo ano de Engenharia de Produção, Michael Hellison, ressaltou aos novos colegas a importância do “trabalho em equipe” para obter êxito durante a graduação. E deu outras dicas. “Estejam sempre atentos às datas das provas e não deixem de fazer todos os trabalhos. Vale a pena levar o curso bem a sério, porque o valor de um diploma da Univesp é incalculável”, declarou.