No Sesc, cantora Liège trata de liberdade sexual  e de expressão com MPB e Rock

04/09/2018

 

Paraense apresenta trabalho autoral neste sábado (8), às 16h. Entrada é gratuita.
 Fim de semana prolongado ainda conta com diversas atividades

Em suas composições, Liège faz música popular brasileira contemporânea e mistura os ritmos amazônicos ao rock. Além de abordar as temáticas de liberdade de expressão e sexual, a artista quebra conceitos estéticos e aborda o feminismo sem perder o bom humor melódico e literal. A cantora paraense apresenta seu trabalho autoral neste sábado (8), no Sesc Thermas de Presidente Prudente, a partir das 16h, com entrada gratuita.

Para Liège, a música está no sangue. Seu avô foi pioneiro na instalação de rádios-cipó (alto-falantes colocados em postes que retransmitiam o som produzido em uma cabine) em municípios próximos a Belém, como Mosqueiro. Os grandes sucessos tocavam nessas rádios e foi nessa atmosfera que sua mãe começou a trabalhar como locutora.

A relação familiar com música ainda passa por sua avó, que toca vários instrumentos como violão, cavaquinho e piano. Seu irmão também canta e seu tio-avô Hugo Lisboa era escritor, poeta, músico, compositor e foi parceiro de composições da banda paulista Demônios da Garoa. Foi nesse universo que Liège cresceu.

Compondo em português e francês, a artista tem como influências Lenine, Paulinho Moska, Gal Costa, Elis Regina, além dos franceses Bem L’Oncle Soul e Charles Aznavour. Misturar é uma marca da cantora, que entrelaça seu trabalho com diversas linguagens artísticas, como moda, fotografia e artes cênicas.

Em 2015, Liège deu início à produção de seu primeiro EP, intitulado “Filho de Gal”, lançado em 2016. O trabalho contém quatro faixas autorais, com destaque para “Cabelo”, composição que fala, com bom humor e leveza, sobre a forma como as pessoas se manifestam por meio dos seus cabelos, instigando a liberdade de cada um ser da forma que escolhe diante da sociedade.

A canção ganhou um clipe, dirigido por Adrianna Oliveira, que criou um cenário bem colorido e peculiar, inspirado no universo kitsch dos anos 1980, com visuais exagerados, cores vibrantes e modelagens excêntricas. A artista está na fase de captação de recursos para a gravação de seu primeiro CD, o homônimo “Liège”, o qual pretende lançar ainda neste ano e que teve sua pré-produção iniciada nos EUA.

MAIS MÚSICA

Na sexta, Feriado da Independência do Brasil, O Sesc Thermas funciona normalmente e promove uma tarde de muito forró pé de serra. Com o show intitulado “O Tal do Xoti”, baseado no último disco, a banda Xotirado rememora os 13 anos do grupo por meio de composições próprias, todas influenciadas pelo Rei do Baião Luiz Gonzaga. São oitenta minutos de música para ouvir, dançar e relembrar a importância da cultura popular nordestina.

Formado em 2002, o grupo já dividiu palco com nomes como Peixeletrico, Bicho de Pé, Falamansa, Rastapé, Trio Virgulino e Trio Nordestino. O primeiro álbum “Flor do Alecrim” veio em 2009 e, em seguida, lançaram o segundo trabalho, “Forró Versátil”, ambos com a participação do Trio Virgulino.

CRIANÇAS

Na sexta, às 15h, e no domingo, às 16h, a professora prudentina Zirleide Cocato ministra a aula aberta Rodas e Brincadeiras Cantadas. Toda a família pode participar das cantigas de roda expressões corporais da atividade, que visam a valorização da cultura popular e do folclore.

Das estradas para o Sesc Thermas. Uma Kombi, modelo Safári 83, carregada de livros e histórias estaciona no quintal do Sesc nesta sexta e sábado, às 10h, por meio da mediação de leitura O Casulo Viajante. Até às 18h, crianças e adultos podem viajar para o universo que escolherem com as obras e contos narrados pelos comandantes da “kombiblioteca”, a pedagoga Brunna Talita e o músico Renato Ribeiro, ambos de São Paulo (SP).

No domingo, a Cia. Teatral Circo Delas, de São Paulo (SP), traz ao projeto Arte em Cena a “detetive” Delíria D e sua fiel escudeira Carmela, encarregadas de resolverem o mais importante caso de investigação de suas vidas: encontrar um baú e desvendar seus mistérios.

Munidas apenas de um mapa e uma mochila que guarda todos os seus instrumentos investigativos, elas vivem grandes aventuras nessa missão executada no espetáculo O Baú. A diversão não para por aí, pois de dentro do baú surgem personagens clássicos e históricos como Lampião e Maria Bonita, o Médico e o Monstro, Romeu e Julieta, dentre muitos outros. Interpretada pelas atrizes Melina Marchetti e Vivian Valente, a peça tem início às 15h, com entrada livre.

Fundada pela atriz e palhaça Melina Marchetti, a Cia. Teatral Circo Delas pesquisa a arte da palhaçaria com apresentações em parques, ruas, praças e teatros do estado de São Paulo. A base da pesquisa do grupo é a compreensão da comicidade feminina na palhaça, figura considerada recente dentro da tradição milenar da arte circense.

Após o espetáculo, as crianças aprendem técnicas clássicas de palhaçaria, como tropeços, cumprimentos e clacs, na oficinaBrincadeiras de Palhaço. A atividade começa às 16h e, para participar, basta retirar uma senha na Central de Atendimento do Sesc no dia da oficina.

ESPORTE

O fim de semana conta com a segunda etapa do torneio de futebol caixote, que ocorre no sábado, às 15h. Os interessados podem participar de partidas e desafios da modalidade que também é conhecida como freestyle, futebol de rua ou gol livre, tão disseminada nos bairros das cidades brasileiras.

Pela manhã, no domingo, às 10h, o público tem a oportunidade de participar da aula aberta Ioga Para Todos. A prática originária da Índia busca o equilíbrio a partir de exercícios posturais e de respiração, mesclando tonicidade muscular e relaxamento. Não há necessidade de inscrição.

OFICINA

A programação especial para o feriado ainda oferece, a partir das 10h da sexta, a oficina Desenho Realista, um encontro para desenvolvimento da técnica de desenho realista com uso de caneta esferográfica. O ilustrador Carlos Cristiano Barbosa, de Presidente Prudente (SP), ensina a base da técnica formada a partir de pequenos pontos, na qual se pode criar caricaturas, carros, objetos e personagens. A aula segue no dia 14 (feriado municipal de Presidente Prudente), às 14h.

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO DE FIM DE SEMANA

 

Mediação de Leitura – O Casulo Viajante

Dia 7 de setembro, sexta-feira, das 10h às 18h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Oficina – Desenho Realista

Com Carlos Cristiano Barbosa, ilustrador, de Presidente Prudente (SP).

Turma 1: dia 7 de setembro, sexta-feira (feriado), às 10h.

Turma 2: dia 14 de setembro, sexta-feira (feriado), às 14h.

No Espaço de Tecnologias e Artes. Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 14 anos.

 

Aula Aberta – Rodas e Brincadeiras Cantadas

Com a professora Zirleide Cocato, de Presidente Prudente (SP).

Dias 7 e 9 de setembro, sexta-feira, às 15h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Show – Xotirado

Dia 7 de setembro, sexta-feira, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Torneio – Festival de Futebol Caixote

Dia 8 de setembro, sábado, às 15h.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Show – Liège

Dia 8 de setembro, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Aula Aberta – Ioga Para Todos

Dia 9 de setembro, domingo, às 10h.

No Quintal do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Arte em Cena – Espetáculo ‘O Baú’

Com a Cia. Teatral Circo Delas, de São Paulo (SP).

Dia 9 de setembro, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina ‘Brincadeiras de Palhaço’

Com a Cia. Teatral Circo Delas, de São Paulo (SP).

Dia 9 de setembro, domingo, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos.