No Hackathon, equipes seguem focadas na resolução dos problemas do varejo e turismo

13/10/2018

 

 

Segundo dia do Hackathon Prudente – Varejo e Turismo na Fundação Inova Prudente e a correria é a maior aliada das equipes. É que hoje (13/10) os times têm que deixar as soluções para os problemas praticamente prontas, pois a previsão é que a partir das 11h de amanhã (14) tenha início a pré-avaliação dos projetos para a final.  Já a avaliação pelo júri está prevista para as 13h.

Por falar em correria, o líder da equipe Operative Tecnologia, Flaviano Redressa, enxerga isso como o principal desafio do Hackathon. “Temos que desenvolver uma solução eficaz, que realmente resolva o problema, a dor de quem nos propõe, em um curto espaço de tempo”, pontua, lembrando que o problema sorteado à equipe vem do Turismo e é Governança Digital. “Estamos desenvolvendo uma aplicação que facilitará a comunicação entre os funcionários do hotel ou resort”, revela.

Já para a equipe Toledo Prudente Beta o maior desafio da maratona de programação é justamente a programação. Otimista e certa de que vai dar tempo de entregar o produto final, a líder do time, Ana Maria Bernardes, conta que há apenas um programador na equipe.

“Estamos somente com um programador e deixar tudo para ele talvez não seja a melhor opção. Tivemos que aprender um pouco de programação para ajudá-lo, pois precisamos entregar um protótipo pronto, bem elaborado. Vai dar tempo, tem que dar”, comenta, aos risos.

O problema da equipe de Ana Maria vem do Varejo e é algo recorrente de reclamação entre os consumidores: Filas. “Planejamos algo que as cestas e sacolas tenham um chip e conforme o produto é inserido nela já é lançada uma lista da compra para chegar ao caixa e efetuar o pagamento. Acreditamos que o maior caso das filas é em decorrência do processo do caixa ter que pegar cada produto e bipar pelo código de barras. Queremos automatizar esse processo. Estamos otimistas”, informa.

Para ambos os líderes, a maior experiência do Hackathon Prudente é o networking. Inclusive, Ana Maria até brinca sobre a possível participação numa próxima edição. “Fizemos amizade com muitos programadores, talvez possamos voltar ano que vem com uma mente mais aberta, com mais programadores e até mesmo com mais experiência”. Flaviano afirma também que, além do networking, a maratona desperta nos participantes o poder de desenvolver soluções para problemas em um curto espaço de tempo.

O Hackathon é realizado pela Inova Prudente e Startup Realize e conta com patrocínio e apoio do Sicredi, Grupo Luka, Terra Parque, Balbino Tour, Funada, Info News, Cidade da Criança, RG Mídia, Gov.18, Criatividade Virtual, D.aí, Stetnet, Think4You, Sebrae, Aviesp, Senac, Dev-PP, Lila, Instituto Federal, FGV, Software by Maringá, Fiesp, Senai, Ciesp, Etec Professor Adolpho Arruda Melo, Fatec, Toledo Prudente, For Space Coworking, Foregon, Unoeste e Unesp Campus Prudente.