Na capital paulista, vice-prefeito participa de lançamento do projeto SP+Consórcios

30/06/2021

Cumprindo agenda oficial em São Paulo nesta quarta (30), o vice-prefeito de Presidente Prudente, Izaque Silva, representou a administração municipal no evento do  Governo do Estado que anunciou criação do SP + Consórcios, plano para estimular a formação de parcerias voltadas para ações empreendedoras em todo o estado. O objetivo é potencializar o desenvolvimento regional através do fortalecimento dos consórcios intermunicipais. Durante o evento, Izaque dialogou lideranças políticas estaduais e federais presentes, entre eles o deputado Federal Vitor Lippi.

"É um plano inédito, fortalece as atividades, os serviços e a capacidade dos consórcios, reunindo municípios para tudo aquilo que representa interesse direto do munícipe. Nós já temos 21 consórcios de múltiplas finalidades e 38 com finalidade única, que englobam 468 municípios dos 645 que temos no Estado", declarou o governador João Doria.

O SP + Consórcios integra ações de Secretarias Estaduais e órgãos da administração indireta, em parceria com o Sebrae SP, que contratou 120 consultores para executar as ações e auxiliar gestores públicos municipais e a gestão dos consórcios.

Entre os benefícios aos municípios participantes, estão consultorias gratuitas, revisão do código de obras e alvarás de construção, compras públicas consorciadas, elaboração de projetos para captação de recursos e gestão de resíduos para consórcios. Outro destaque é uma linha de crédito específica da Desenvolve SP para melhorias regionais e implantação de programas do Governo do Estado.

O Diretor-Superintendente do Sebrae SP, Wilson Poit, celebra a parceria. “O propósito deste trabalho é a união de prefeituras na atividade consorciada pelo crescimento econômico. Se temos grupos de prefeituras que atuam em conjunto, damos escala às políticas públicas e, mais do que isso, aos resultados. Vamos trabalhar para fortalecer as lideranças e estimular a cooperação em regiões”, destacou.