Museu ganha Vagão de Trem, pintura e paisagismo para ser reaberto ao público nesta sexta  

22/10/2020

 

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), entregou nesta quinta-feira (22/10) a revitalização do Museu e Arquivo Histórico ‘Prefeito Antônio Sandoval Netto’. No local, foram feitas diversas melhorias que marcam a reabertura ao público a partir desta sexta-feira (23).

 

A área externa do museu ganhou um espaço de convivência, onde foi construída uma escada e uma rampa com acessibilidade que dão acesso ao Vagão de Trem, local em que devem ocorrer diversas atividades educativas e culturais.

 

A área externa recebeu ainda paisagismo e sinalização com totem do nome do Museu e informações do Vagão. A revitalização incluiu também pintura externa com cores originais do prédio preservadas, conforme normas do tombamento.

 

Para essa nova fase de reabertura, diversas novidades estão sendo planejadas: uma delas é a decoração natalina do Vagão de Trem, que será um grande atrativo ao local. “Outra envolve uma parceria com a Escola Municipal de Artes Professora ‘Jupyra Cunha Marcondes’, que deverá ter um núcleo no local onde serão desenvolvidas diversas ações”, adiantou a diretora do Museu, Valentina Romero.

 

“A intenção é de valorizar a história da cidade e dar um novo olhar ao Museu, que representa um atrativo cultural e turístico onde recebemos muito visitantes”, disse o secretário de Cultura, Paulo Sanches. Ele lembrou que todas as melhorias foram feitas pela própria equipe da Secretaria de Cultura.

 

A entrega da revitalização contou com uma homenagem ao patrono do Museu, Sandoval Neto, que foi recebida pelo seu neto Victor Sandoval. No ato, foram realizadas apresentações musicais conduzidas pelo Maestro Luizão e Orquestra Ocop (Orquestra de Câmera do Oeste Paulista).

 

Para realizar a visitação não é necessário agendamento, as visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já para as atividades de pesquisa é preciso agendar. As pesquisas podem ser feitas nos mesmos dias, das 8h às 12h e das 13h às 16h. 

 

Com a reabertura do Museu, a capacidade do público será de até 40%, sendo obrigatório o uso de máscara e seguir todas as orientações e recomendações de prevenção à Covid-19.

 

Serviço – Para realizar pesquisas no Museu é necessário o agendamento antecipado pelo telefone (18) 3223- 9404.

 

Sobre o Museu – O patrono, o prefeito Antônio Sandoval Netto, criou o espaço por meio da Lei Municipal nº 420 como parte das comemorações ao quadragésimo aniversário da cidade, em 12 de setembro de 1957.

 

Vagão Trem – Doado ao município pela Fepasa (Ferrovia Paulista S/A), foi o último vagão que circulou na região. A Secretaria de Cultura realizou toda a reforma e o vagão é considerado patrimônio histórico, tombado em 15 de setembro de 2020, por meio da Lei nº 1190/17.