Mosaico com tampinhas faz homenagem a Páscoa e projeto de arrecadação vai continuar

22/04/2019

 

Uma criação coletiva, realizada com o esforço de todos e que resultou na construção do maior mosaico de tampas plásticas do Brasil. A ação foi concluída na última sexta-feira (19/4), na Praça da Juventude da Cohab e contou com a participação de alunos e voluntários que, ao lado do professor Itamar Xavier, da Seduc, secretaria municipal de Educação e da Fundação Inova Prudente, construíram o painel na Praça da Juventude da Cohab.

A campanha de arrecadação de tampinhas de refrigerante foi lançada pelo professor Itamar, que também atua na Fundação Inova Prudente. A campanha de arrecadação teve início na Escola Municipal João Franco de Godoy, o Navio, e na Escola Estadual Oracy Matricardi. O projeto foi crescendo, recebeu o apoio da Fundação Inova, do Governo de Prudente, do Conselho de Pastores, do Corpo de Bombeiros, escolas particulares, escolas municipais e estaduais, entidades além de empresários de diversos ramos. 

A ação faz parte de um projeto de ensino de artes do professor Itamar intitulado ‘Lixo Que Fala’ e que produz obras de arte por meio de lixo.

“Envolvemos toda a cidade de Presidente Prudente, estão todos de parabéns, pois foi toda a comunidade que participou dessa montagem. Estou satisfeito, mesmo não tendo alcançado a meta, podemos considerar que esse não é mais um projeto de uma escola ou igreja, mas um projeto do povo prudentino. Juntos podemos fazer grandes coisas”, comemorou o professor.

Ele explica que foram arrecadas cerca de 700 mil tampinhas e o mosaico produzido ainda não quebrou o recorde atual de maior mosaico de tampas plásticas do mundo, que hoje pertence à cidade de Sevilha.

O mosaico que fez uma homenagem ao nascimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo, aproveitando o momento da Páscoa ficou com 400 metros quadrados e demorou 20 horas para ser concluído.

Cerca de 50 crianças participaram de parte da montagem do mosaico que foi construído com o preenchimento de um desenho desenhado um dia antes na quadra da Praça da Juventude.

Mas se o mosaico da Páscoa já foi concluído, o projeto de arrecadar um milhão de tampinhas ainda não.  A ideia é prosseguir arrecadando as 300 mil tampinhas restantes para completar um milhão de tampinhas.

“Nossa campanha vai retornar, vamos atingir nossa meta, estamos muito perto disso”. Depois de concluído, o valor arrecadado com a venda das tampinhas para empresa de reciclagem será doado para a entidade assistencial SOS Criança. Já prometi a eles e vamos cumprir”, concluiu.

Serviço – Para quem ainda quiser doar, os pontos de coleta das tampinhas são a Câmara Municipal de Presidente Prudente; Fundação Inova Prudente; Don Tavares Restaurante e Segunda Igreja Nova Jerusalém, na Vila Teresa.