Mestre Valdeck de Garanhus apresenta teatro de mamulengos no Sesc Thermas

20/06/2018

Artista pernambucano dá início ao espetáculo ‘Lavagem de São João no Rio Tietê’,
 às 15h, neste domingo (24). Programação segue com outras atividades

Divertido e educativo, o Teatro de Mamulengos mantém viva uma das mais importantes formas de manifestação popular brasileira, e encanta desde as crianças até os mais idosos. Um de seus maiores representantes, com mais de 37 anos de carreira, o Mestre Valdeck de Garanhus apresenta no Sesc Thermas de Presidente Prudente o espetáculo Lavagem de São João no Rio Tietê, neste domingo (24), a partir das 15h. A entrada é livre para o público em geral.

A peça conta a história sobre o ritual de lavagem da imagem de São João no Rio Tietê, que passa dentro de uma fazenda em Salesópoles, onde nasce o importante rio paulista, e narra como é realizada a benção sobre as águas e as colheitas. Tudo ilustrado por um trio de músicos com sanfona, zabumba e triângulo, que conduzem toda a brincadeira com marchinhas, baiões, xotes e muito forró.

O espetáculo ainda apresenta quadrilha, o boi do maranhão e muita poesia, transformando a brincadeira em uma festa, onde atores, bonecos, músicos e plateia se juntam num ato poético, majestoso e de pura interação.

O nome “mamulengo” não possui origem definida, mas acredita-se que foi derivado da expressão popular “mão-molenga”, fazendo referência a habilidade manual dos mamulengueiros. Como em tantas outras manifestações da cultura popular nordestina, o Mamulengo revela de modo singular a rica expressividade do cotidiano da população da região. Por meio dos bonecos, o povo se identifica com suas alegrias e tristezas, seus temores e suas crenças.

 

Artista polivalente, Valdeck de Garanhus faz de sua arte um instrumento de educação e divulgação da cultura brasileira. Mamulengueiro – ofício a qual se dedica desde 1979 –, poeta, compositor, ator e artista plástico, suas obras integram inúmeras coleções particulares e o acervo do Museum Für Völkerkunde, em Frankfurt, na Alemanha, além do America’s Chamber of Commerce, de Nova Iorque, e o Brasilian American Cultural Institute, de Washinigton, nos Estados Unidos.

 

Logo após o espetáculo, às 16h, o pernambucano Valdeck ministra a oficina de Isogravura para as crianças. Inspirada na xilogravura, arte e técnica de fazer gravuras em relevo sobre madeira, a isogravura propõe o fazer artístico da gravura em isopor, de uma maneira mais simples e rápida, bem como acessível a todas as crianças, sem ferramentas que ponham em risco sua segurança. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc e as vagas são limitadas.

 

MÚSICA

 

Com uma pegada rock e influências que vão do movimento tropicalista até a música nordestina contemporânea, a banda Sollado, de Maringá (PR), traz para a Área de Convivência do Sesc, no sábado (23), um repertório formado por ritmos como samba, maracatu, hip-hop, dub, reggae, psicodelia, punk e frevo, reunidos no show de lançamento do novo disco homônimo “Sollado” (2017).

Com nove faixas, o álbum consolida a mudança do nome da banda, que durante anos se apresentou como Sollado Brazilian Groove. O trabalho foi produzido pelo próprio grupo e gravado no estúdio Mojo, com mixagem de Gabriel Moraes e masterização de Felipe Tichauer. O lançamento ocorreu pelo selo Maringá Original Balanço.

 

Desde sua origem, o sexteto vem trazendo alternativas pra quem se identifica com som autoral, sem um rótulo que possa criar divisões e buscando sempre conexões. Formada em 2010, a banda é composta por Valter Rossini (vocal), Fernando Morete (violão e vocal), José Augusto (guitarra), Gabriel Moraes (baixo), André Lauer (bateria) e João Paulo (percussão). No disco, ainda participam Claudio Caldeira (saxofone), Lucas Trabuco (guitarra) e Ricardo Martins (violão).

 

ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA

 

Ainda no sábado, a programação de fim de semana promove com o passeio ciclístico Pedal Mensal. Com saída às 7h, em frente ao Sesc Thermas, os participantes percorrem um trecho de 30 quilômetros rodados entre alguns bairros prudentinos.

 

A atividade busca incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte e lazer e convida, desde iniciantes até os praticantes mais assíduos, a aproveitarem todos os benefícios gerados pelas pedaladas. Para participar, é necessário levar bicicleta com equipamentos de segurança, como capacete, luvas, luzes dianteira e traseira e corrente com cadeado. As inscrições são feitas na Central de Atendimento do Sesc e as vagas são limitadas.

 

Outra opção para quem gosta de esportes é o Festival de Futsal, também no sábado, às 15h, que convida equipes femininas e masculinas a disputarem, na Quadra do Sesc, partidas da modalidade. As inscrições são feitas no local e horário da atividade.

 

SERVIÇO

 

PROGRAMAÇÃO FIM DE SEMANA

 

Passeio Ciclístico – Pedal Mensal

Dia 23 de junho, sábado, às 7h.

Saída em frente ao Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: 18 anos.

 

Festival de Futsal

Dia 23 de junho, sábado, às 15h.

Na Quadra do Sesc Thermas.

Inscrições no local e horário da atividade.  Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Múltiplos Sons – Show ‘Sollado’

Dia 23 de junho, sábado, às 16h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Arte em Cena – Espetáculo ‘Lavagem de São João no Rio Tietê’

Com Valdeck de Garanhus.

Dia 24 de junho, domingo, às 15h.

Na Área de Convivência do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

Brincando com Arte – Oficina ‘Isogravura’

Com o artista popular Valdeck de Garanhus.

Dia 24 de junho, domingo, às 16h.

No Quiosque do Sesc Thermas.

Inscrições gratuitas na Central de Atendimento. Vagas limitadas.

Grátis. Classificação indicativa: até 12 anos.