Meetup exclusivo conecta pré-acelerados com novo modelo para startups

03/08/2020

 

Nesta quarta-feira (05/08), às 19h, os pré-acelerados do edital 2020 da Inova Prudente terão mais uma oportunidade de conhecimento no Meetup Virtual exclusivo. Este será com o idealizador e CEO e o diretor de operações da Venture Builder, Anderson Arcênio e Giovanni Oliveira, que possui sede em Bauru, sendo a maior rede da América Latina.

 

O termo ‘Venture Builder’ é utilizado para definir um modelo inovador de investir em startups que foi criado em 2011 e vem chamando atenção pelo formato de construção de negócios. Além disso, tem a função de participar de todo ciclo de desenvolvimento das empresas nascentes com o objetivo de encontrar empreendedores para formar um time.

 

De acordo com o site Startupi e um estudo divulgado pela CB Insights, esse modelo de negócio atingiu a marca de US$ 57,1 bilhões investidos em 2019, o que corresponde a crescimento de mais de 200% nos últimos cinco anos, destacando como esse formato tem ganhado mais espaço no empreendedorismo.

 

Na ocasião, os pré-acelerados terão a oportunidade de compreender sobre o conceito de venture builder, o modelo operacional da FCJ e tirar dúvidas relacionadas. Sobre a expectativa para o bate-papo, os convidados estão empolgados com a participação. “Como uma venture builder é focada em atuar no interior de São Paulo e colocar as startups em alta escala, queremos conhecer de perto a Inova Prudente e esse ecossistema que vem crescendo tão rápido nos últimos tempos”, comentou Anderson.

 

Já referente a Inova Prudente, os empreendedores contam que estão conhecendo aos poucos as ações desenvolvidas pela fundação. “A gente vem acompanhando a evolução desse ecossistema e estamos bem contentes. É muito bom saber que existem iniciativas assim no nosso interior”, destacou Giovanni, deixando uma dica aos pré-acelerados. “Gostamos muito de boas conversas. Que eles estejam preparados para batermos um papo leve e troca experiências”.

 

Venture Builder – A FCJ Venture Builder de Bauru tem como objetivo resolver a dor do investidor anjo, que está ligada ao risco de selecionar e investir de forma isolada, podendo contar com uma empresa de participação com portfólio de startups em um ambiente gerenciado em conjunto com outros investidores. Tudo através de uma sociedade anônima de capital fechado.

 

“Ela surgiu em Belo Horizonte em 2013 e trouxemos o modelo através de um licenciamento para Bauru, em 2019. Hoje fazemos parte de uma rede que é considerada a maior de rede de venture builder da América Latina”, explica Anderson. “Mais do que uma empresa investidora, nos tornamos sócios das startups e apoiamos os empreendedores em seu dia-a-dia para que a startup evolua e ganhe escala”, complementa Giovanni.

 

Dentre os trabalhos oferecidos pela FCJ para as startups, estão recursos humanos, rede de mentores e acesso ao ecossistema, modelagem e design de negócios, serviços contábeis e jurídicos, validação de MVPs (produtos mínimos viáveis), e execução de campanhas de marketing durante as fases de pré e pós-lançamento dos empreendimentos. (Colaboração – Inova Prudente)