Medidas tecnológicas adotadas pela Prefeitura de Prudente são apresentadas em webinar

16/06/2020

Foi realizada na manhã desta terça-feira (16/06), o Webinar da RCD (Rede Cidade Digital) ‘O que os municípios da sua região estão fazendo para combater a Covid-19 com o uso da tecnologia?’. Na ocasião, Presidente Prudente esteve representada pelo titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, que apresentou as medidas tecnológicas adotadas pela Prefeitura.

 

Participaram também do Webinar o secretário de Saúde de Assis, Adriano Romagnoli, o diretor de TI (Tecnologia da Informação) de Garça, Leandro Carvalho, e o diretor de Comunicação de Vinhedo, José Carlos Severino. O bate-papo foi apresentado por Valdirene Alves, da S. Calara Comunicação, e pelo coordenador da Rede Cidade Digital, José Marinho.

 

No encontro, Alessi apresentou as três frentes tecnológicas que Prudente adotou para informar e ajudar a população durante a pandemia de coronavírus. O primeiro ato tecnológico foi a criação do portal de informações sobre os casos da doença na cidade, disponibilizado no site da Fundação Inova Prudente com dados atualizados diariamente.

Outra iniciativa por meio da Inova apresentada no webinar foi o portal Desenvolve Prudente, onde pequenos empresários podem encontrar diversas informações, oportunidades e serviços que colaborem no desenvolvimento dos negócios.

 

O secretário também apresentou o site Prudente Digital, onde é possível encontrar 90% dos serviços do poder público, o que em pouco menos de 15 dias após o inicio do Estado de alerta na região por conta da pandemia atual, conseguiu reduzir drasticamente o número de pessoas que acessam o Paço Municipal ‘Florivaldo Leal’ em busca de algum serviço.

 

Todos os participantes do Webinar apresentaram as soluções para os desafios encontrados nesse período de pandemia. Segundo o secretário de saúde de Assis, o poder público está cada vez mais se conectando com a população por meio da tecnologia, como mensagens em aplicativos e e-mails. Em Prudente foi implantado também um sistema EAD (Educação a Distância) para os alunos da Rede Municipal manterem suas rotinas de estudo sem prejuízos no futuro.

 

O diretor de Tecnologia, Leandro Carvalho, comentou que Prudente é um exemplo em tecnologia para a região. A Prefeitura de Garça está automatizando processos de atendimentos. Ele disse também que por já ter sido implantado há algum tempo, o prontuário eletrônico para a Rede Municipal de Saúde tem sido uma importante ferramenta para vencer a batalha contra o vírus.

 

Já a prefeitura de Vinhedo está aproximando os cidadãos do poder público por meio de canais de comunicação apresentando dados diários sobre a situação da cidade. O prefeito da Cidade, Jaime Cruz, por exemplo, semanalmente realiza uma live para atualizar os dados da doença no município. Segundo Severino, um portal que liga os munícipes diretamente ao sistema de saúde de forma digital foi implementado para que os hospitais diminuíssem o trânsito de pacientes mais leves.

 

No encontro digital, a importância da tecnologia e da informação no combate ao coronavírus foi amplamente discutida. Os representantes de municípios da região também reiteraram que é necessária a união no atual cenário e que o webinar ofertou exatamente isso, pois possibilitou a troca de experiências que deram certo e que colaboram no salvamento do maior número de vidas possível no cenário atual.

 

As prefeituras elogiaram os trabalhos de Prudente no combate ao vírus e se disseram inspiradas nas medidas tomadas e possibilitadas pelo investimento em tecnologia do município. (Colaboração – Inova Prudente)