Mateuzinho Umbigaê percorre o swing do samba e MPB em show virtual do Sesc Thermas neste sábado

28/10/2020

 

Múltiplos Sons [em casa] vai ao ar às 16h, todos os sábados, no canal da unidade no Youtube.

Na levada do sambalanço, quem traz o ritmo para o Múltiplos Sons [em casa] deste sábado (31) é Mateuzinho Umbigaê, visitando canções nacionais do samba e da MPB em um show acústico apresentado no canal do Sesc Thermas de Presidente Prudente, às 16h.

Dono de uma musicalidade singular, Mateuzinho, do grupo Mateuzinho e Os Umbigaê, começou a carreira em Assis (SP), sua cidade natal, fazendo voz e violão pela região. Em 2009, convidado por um amigo, chegou a Presidente Prudente para tocar e, desde então, não parou mais.

“Fui conhecendo várias pessoas que somaram na sonoridade dos Umbigaê”, relembra o artista sobre o grupo que leva o swing do sambalanço e afoxé há 11 anos, colecionando apresentações Brasil afora, como a turnê de 2011, quando aterrissaram em terras ibéricas para shows em Portugal e Espanha.

Na Virada Cultural Paulista, em 2014, eles dividiram palco com a banda paulistana Os Opalas e, um ano depois, com Racionais MC’s, Agnaldo Timóteo e Boogarins, em mais uma edição da Virada Cultural de Presidente Prudente. Em 2015, foi a vez de agitar o público do Sesc Thermas com um tributo a Jorge Ben. “A base principal é sempre o balanço, a pulsação, uma música que faz o ouvinte mexer o corpo”, completa.

De volta à voz e violão

Fechando a programação musical de outubro, Mateuzinho Umbigaê relembra os tempos de voz e violão com show que percorre a vitalidade do samba e MPB no episódio do Múltiplos Sons [em casa] deste sábado.

“Por ser gravado apenas na voz e violão, é um ‘lance’ mais intimista. A forma de tocar, o respiro, é totalmente diferente do som que os Umbigaê fazem, por terem outros instrumentos”, revela o artista sobre o acústico que, mesmo gravado à distância, conta “sempre com uma boa pitada de balanço”.

De Marku Ribas a Zé Rodrix, o público acompanha esses e outros nomes na apresentação que vai ao ar no canal do Sesc Thermas no Youtube, às 16h deste sábado.

SERVIÇO

Como assistir aos shows: Youtube > youtube.com/sescthermasprudente