Manu Cavalaro homenageia Caetano e Gil em show gratuito no Sesc Thermas

10/03/2020

Artista sobe ao palco da Área de Convivência neste sábado, às 16h. Criançada aproveita fim de semana com histórias, teatro e oficina; tudo de graça.

Refletindo a cultura, a paisagem e até mesmo as desigualdades do Brasil, a cantora Manu Cavalaro visita canções conhecidas do grande público em show no Sesc Thermas de Presidente Prudente. Homenageando dois gigantes da MPB, Caetano Veloso e Gilberto Gil, ela convida o público para neste sábado (14), a partir das 16h, embarcar nessa viagem.

Natural de Catanduva (SP), a música pulsa nas veias de Manuella Cavalaro desde a infância. Filha de pais músicos, ainda aos oito anos conciliava suas primeiras gravações de jingles comerciais aos estudos de piano erudito, piano popular e canto e, mais tarde, às apresentações como cantora.

Ingressou, aos 18 anos, em uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí (SP), onde conquistou a primeira colocação no curso de canto MPB/JAZZ.

Graduada em Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Manu já atuou com nomes importantes do cenário musical brasileiro, como Paulo Braga, Itiberê Zwarg, Filó Machado e Renato Braz, além das participações nos discos ‘São Benedito’, do grupo Mente Clara; ‘Jóia Crioula’, de Marcos Alma; ‘Carvão’, de Rodrigo Digão Braz e ‘O Rio e a Lua’, do compositor paulistano Tiê Alves.

Com dois discos lançados, ‘Cantos de Devoção’ e ‘Cantora Não’, Manu presta agora uma homenagem a Caetano e Gil por meio de um repertório que visita canções consagradas dos artistas. Acompanhada de Fabiano Marchesini (guitarra), Franco Lorenzon (contrabaixo) e Beto Figueiredo (bateria), a cantora se apresenta neste sábado, às 16h, na Área de Convivência do Sesc.

CRIANÇAS

O fim de semana também conta com dose tripla de apresentações do Grupo Lugar de Ser Qualquer, que desde o seu início, em 2013, concentrou seus estudos na linguagem do teatro de rua.

Sua primeira peça, “Foi uma vez um final que se fez”, utilizou recursos circenses e música ao vivo e, a partir de então, o grupo vem conquistando apoio artístico por meio de editais como o PROAC (Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo) para o fomento de suas atividades.

No Quintal de Histórias de sábado, às 15h, eles se inspiram em obras do autor Rubem Alves para contar a história ‘O Pássaro Encantado’. Ela narra a relação de amizade entre uma criança e um pássaro, que mesmo quando voa para outros lugares, volta, trazendo novas cores dos lugares por onde passou.

‘Histórias da Mata’, espetáculo que chega no Arte em Cena de domingo (15), às 15h, ilustra a aventura do Macaco Caco ao fugir do Cerrado por conta de uma onda de lama e que, já no litoral, conhece a Dona Onça feroz.

Inspirado em lendas da Floresta Amazônica, o Quintal é tomado pela biodiversidade brasileira tornando-se palco para discussão sobre a importância de uma consciência ambiental de respeito à natureza.

“A pergunta que norteou a construção da peça ‘Histórias da Mata’, é esta: O quanto as crianças têm contato com a natureza para que compreendam a importância da sua preservação? Ultimamente, com o advindo da tecnologia e o medo referente à violência, tem se tornado mais raras as brincadeiras infantis em espaços abertos. Se eu não sei que existe um mundo lá fora, como me importarei com a sua destruição?”, declara o grupo em seu site oficial.

Em um jogo teatral na floresta, uma história será contada e continuada pelos participantes com a oficina ‘É O Bicho’, também no Quintal por meio do Brincando com Arte. Com distribuição de senhas gratuitas no local com 30 minutos de antecedência, cada grupo criará sua narrativa para os personagens do espetáculo num exercício lúdico de convivência a partir das 16h.

SERVIÇO

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente. O telefone para mais informações é o (18) 3226-0400 e a programação completa da unidade está disponível em sescsp.org.br/prudente.

Fim de semana cultural

Literatura – O Pássaro Encantado

Dia 14, sábado, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Show – Manu Cavalaro canta Caetano e Gil

Dia 14, sábado, às 16h. Grátis.   

Na Área de Convivência.

Classificação etária: Livre.

 

Espetáculo – Histórias da Mata

Dia 15, domingo, às 15h. Grátis.

No Quintal.

Classificação etária: Livre.

 

Oficina – É O Bicho

Dia 15, domingo, às 16h. Grátis.

No Quintal.

Idade máxima: 12 anos. Menores de 6 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis durante a oficina.

Vagas limitadas. Retirada de senhas no local com 30 minutos de antecedência.