Maio: Dia Mundial de Doação de Leite Humano é lembrado com faixas e live

06/05/2020

Em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano celebrado no dia 19 de maio, o Governo de Presidente Prudente Secretaria Municipal de Saúde realizará ações alusivas à data, como afixação de faixas nas principais avenidas, além de uma live no dia 19 de maio com a participação das doadoras de leite materno.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Adriana Monteiro, por conta da pandemia, a campanha não contará com ações presenciais.  Ela lembra que atualmente o Banco de Leite Humano de Prudente conta atuamente com 60 doadores. Houve redução de entorno de 30% desde o início da pandemia. Segundo ela, para atender a demanda seriam necessárias 80 doadoras.

 

Conforme a coordenadora, “no final e início do ano é comum ter baixas por conta das férias. Houve oscilação neste período, em dezembro 64 doadoras. Em Janeiro 54 doadoras. No mês de fevereiro eram 44 cadastradas. No mês de março fechou com 58, e agora em abril estamos com 60 doadoras”, detalha.

 

Em relação à programação alusiva ao mês, as doadoras receberão convite para participar de um live no dia 19 de maio, do bate-papo online com temas atualizados, com equipe de apoio multiprofissional: nutricionista, psicólogo e pediatra.

 

A live contará com sorteio de brindes, doados pela equipe de trabalho, que conta atualmente com quatro auxiliares de enfermagem, uma médica pediatra, uma enfermeira e os apoiadores: nutricionista, psicólogo e fonoaudióloga.

 

Segundo ela, “a comemoração da data visa desenvolver ações de agradecimentos às doadoras de leite humano e também à divulgação para sociedade, para que outras mães que estejam amamentando se sensibilizem com a situação daqueles bebês que estão internados,muitas vezes prematuros”, lembra.

As faixas serão colocadas a partir da próxima semana nas avenidas Washington Luiz (próximo ao Tênis Clube); Avenida Ana Jacinta (próximo a Unidade de Saúde da Cohab) e Avenida Manoel Goulart (próximo ao Shopping).

Serviço: O Banco de Leite Humano que funcionava no Palácio da Saúde, atualmente está instalado no Ambulatório Médico localizado na Avenida Comendador Hiroshi Yoshio, Cidade Universitária.