Leitos do Cohabão para suporte respiratório começam a funcionar a partir desta sexta

11/03/2021

A partir de amanhã, sexta-feira (12/03), os 15 leitos de suporte respiratório no Cohabão serão ativados. O objetivo é assistir pacientes com sintomas de Covid e que aguardam nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) por transferência para um serviço especializado via sistema Cross, desde que não necessitem de intubação. Atualmente, há nas UPAs 29 pacientes com Covid, 24 deles esperando por transferência.

Essa ação é de iniciativa da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, em parceria com a Câmara, empresas privadas e sociedade civil, que contribuíram com doações de materiais, insumos e repasse de verbas.

O prefeito Ed Thomas declara que essa ação é a principal conquista de seus 70 dias de mandato. “Hoje, cuidar das pessoas é a nossa prioridade. Agradecemos a todos que contribuíram para que isso fosse possível”. 

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde (Sesau), Delton Eustásio Ferraz, a intenção é oferecer amparo e conforto aos pacientes. “Neste momento tão crítico que estamos passando, queremos proporcionar algum tipo de assistência aos nossos munícipes. Pedimos também apoio e compreensão da população”, relatou.

A Sesau orienta que durante o período de atendimento aos 15 leitos, o Pronto Atendimento (PA) do Cohabão será suspenso, porém os atendimentos prestados pela UBS continuarão normalmente. No período noturno e finais de semana, a população deve dirigir-se aos outros pontos de atendimento de emergência, que são UPA Zona Norte, UPA Ana Jacinta e PA Santana.

Neste período emergencial, o pronto atendimento odontológico será realizado somente no PA do Santana, das 19h às 23h de segunda a sexta-feira, e aos sábados e domingos das 7h às 19h.