Lançamento Árvore do Bem e palestras marcam Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

29/11/2018

A Coordenadoria e o Conselho da Pessoa com Deficiência (CONDEF) organizaram uma agenda de atividades para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência celebrada no dia 03 de Dezembro.

O dia foi instituído pela ONU e tornou-se uma ação para conscientização dasociedade sobre a pessoa com deficiência, incluindo igualdade de oportunidades, acessibilidade, políticas de inclusão e demais assuntos dos direitos humanos relacionados a este segmento da sociedade.

Segundo a coordenadora municipal dos direitos da pessoa com deficiência, Eliane Ferreira Chagas, a ações têm o objetivo de marcar a data mundial e de trabalhar a conscientização da sociedade. “Criamos uma programação que inclui várias ações com a Secretaria de Educação, a Secretaria de Turismo, o Fundo Social de Solidariedade, a Defensoria Pública, Ministério do Trabalho, a Toledo Prudente Centro Universitário, a FCT/Unesp, a Associação de Down/ AOPDown, que é bem abrangente e diversificada”, afirmou.

Um dos destaques da programação é a Árvore do Bem, ação na qual o Fundo Social e a Secretaria de Turismo irão arrecadar equipamentos como cadeira de rodas, muletas, andadores para posterior doação.

O lançamento da Árvore do Bem será no dia 3 de dezembro, próxima segunda-feira, às 20h no Parque do Povo, em frente ao Posto da Polícia Militar. As doações podem ser feitas por meio dos telefones (18) 3222-19881 e 3903-9425.

Outras atividades da Semana estão ligadas ao levantamento e divulgação de informações técnicas como dados sobre o trabalho e o perfil das pessoas com deficiência cadastradas no CADÚnico Cadastro Único-, conhecimento sobre Síndrome de Down e uma exposição de fotos de profissionais de  pessoas com deficiência da cidade.