Jogos Olímpicos do Idoso estimulam atividade física na melhor idade

01/10/2018

 

Que a atividade física está intimamente ligada à saúde e à qualidade de vida, ninguém tem dúvida. Mas nos Jogos Olímpicos do Idoso – evento integrante da 6ª Municipal do Idoso – os benefícios do esporte ficam muito mais evidentes.  Mais de 250 atletas da melhor idade se reuniram no Parque de Uso Múltiplo (PUM), na manhã desta segunda-feira (01/10), para a cerimônia de abertura das disputas.

Muito mais do que uma competição esportiva, o torneio visa a estimular a socialização, trazer mais vigor, energia e disposição, enfim, melhorar a qualidade de vida do idoso como um todo.

Os participantes dos jogos foram organizados em 16 grupos, que entraram perfilados durante a cerimônia de abertura: vila da dignidade, Brasil Novo, Shiraiwa, Itatiaia, Vila Furquim, Vila Iti, UBS Cohabão, Matarazzo, Cras Sudoeste, Cras Cambuci, Cras Augusto de Paula, Cras Parque Alexandrina, Cras Nochete, Vôlei CEAB, Vôlei Cohabão e Grupo Semepp.

Cada grupo foi recepcionado com aplausos pelo público presente, formado por familiares e autoridades do município, entre elas, o prefeito Nelson Bugalho. “Não tem como não se comover com a alegria de vocês, uma disposição que inclusive muitos jovens não têm. Vocês são exemplos para as novas gerações, que seguem um estilo de vida cada vez mais sedentário”, disse o chefe do executivo.

A aposentada Aurea Soares, de 86 anos, é um bom exemplo desta vitalidade citada pelo prefeito. Há menos de uma semana, ela fez uma cirurgia em um dos olhos, mas não abriu mão de participar da festa. “Participar desse grupo é a minha grande alegria. Eu não poderia faltar”, contou, entre risos. “Só quem pratica alguma atividade física sabe o quanto é prazeroso. Você dorme bem, acorda disposta, faz todos os seus afazeres com alegria. É uma maravilha”.

Igual a ela, o também aposentado Agostinho Alfredo da Silva, de 79 anos, não consegue ficar um dia sem praticar algum exercício. Ele atuou como funcionário público por 49 anos, e sempre teve o esporte como sua grande paixão – especialmente o futebol. Aposentado desde 2005, ele afirma que nunca sequer cogitou abandonar a prática esportiva. “Se eu não fizer minhas atividades pela manhã, o meu dia não rende, sinto falta”, falou. 

A cerimônia de abertura dos jogos olímpicos foi acompanhada de perto pelos vereadores José Geraldo de Souza, Elza do Gás e Adão Batista, além do delegado regional de Esportes, Darci Galbiati.

A programação da Semana do Idoso tem continuidade nesta terça-feira (02/10), com o 22º Fórum do Idoso,das 8h às 12 e das 14h às 17h, no Teatro César Cava. O evento abordará o tema: “Os desafios de envelhecer no século XXI: Políticas Públicas e atenção à saúde”.