‘Janeiro Branco’ marca conscientização sobre a saúde mental

14/01/2021

O mês de janeiro é marcado pela campanha de conscientização sobre a saúde mental. Trata-se de uma ação ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul, mas que visa chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas.

De acordo com a supervisora de Saúde Mental, Carolina Francisca de Faria Marani, em 2020 houve uma redução no número de atendimentos por conta da Pandemia da Covid-19, já que as ações desenvolvidas em grupo foram suspensas evitando as aglomerações e a disseminação do coronavírus, intensificando os atendimentos individuais. No ano de 2019 foram realizados 106.184 atendimentos, já no ano seguinte houve 83.580 atendimentos.

Segundo a supervisora, as ações desenvolvidas de março a dezembro foram priorizadas na modalidade individual, justificando a diferença no número dos atendimentos efetuados. “Salientamos que as ações em grupo no Programa de Saúde Mental são relevantes no tratamento e a ressocialização da pessoa em sofrimento mental na comunidade”, explica.

Em relação aos dados de 2020, do total de 83.580 atendimentos, 53.024 atendimentos foram realizados pelos quatro Caps: CapsAD III; CapsIII Ana Jacinta; Caps II Maracanã; Caps II Infantil. Outros 30.556 atendimentos em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Cohab; Santana; Belo Horizonte; Brasil Novo; Guanabara; Vila Real; São Judas, além do Centro Municipal de Especialidades (CSI).

Já em 2019, do montante registrado, 68.361 atendimentos foram feitos nos Caps e outros 37.863 nas UBSs.

- Dados ‘Janeiro Branco’

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em torno de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão. O número é equivalente a 5,8% da população, colocando o país em segundo lugar no ranking americano, atrás apenas dos Estados Unidos. A ansiedade por sua vez, afeta quase 20 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população).

Isso inclui o transtorno obsessivo-compulsivo, problemas de fobia, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico. O suicídio é apontado pelo Ministério da Saúde como a quarta maior causa de mortes de jovens no nosso país.

A campanha foi idealizada por um grupo de psicólogos de Minas Gerais no ano de 2014. Ela ocorre no primeiro mês do ano, pois em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Serviço: A Supervisão de Saúde Mental no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, Rua Manoel Ferreira da Silva, 215. Mais informações (18) 3911-1124. E–mail: saudemental@presidenteprudente.sp.gov.br