Já neste sábado academias, beleza e estética e gastronomia reabrem em Prudente

04/09/2020

pós 81 dias, Prudente retorna à fase amarela do plano de retomada da economia

 

Após ter permanecido por 14 dias na fase amarela, de 1º a 14 de junho, a região de Presidente Prudente completou nesta sexta-feira (04/09) 81 dias entre as fases vermelha e laranja, tidas como ‘alerta máximo’ e ‘controle’. Entretanto, na 12ª atualização do Plano São Paulo, que passa a valer a partir deste sábado (5), os 45 municípios que integram o DRS-XI (Departamento Regional de Saúde) retornam à fase amarela e poderão ampliar a retomada das atividades econômicas.

 

Durante o pronunciamento, Doria informou que cinco regiões progridem à fase amarela, sendo Marília, Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto. Com isso, segundo ele, 95% da população do Estado de São Paulo está na fase de flexibilização do Plano São Paulo. “A tendência de regressão da pandemia de coronavírus vem se mostrando consciente, mas não significa que temos de baixar a guarda ou relaxar. Temos que lembrar que estamos em quarentena e precisamos de cautela”.

 

Assim, o prefeito Nelson Bugalho reforça que com o avanço da fase, mais do que nunca é hora de todos mostrarem maturidade e compromisso com a retomada consciente das atividades econômicas. “A cidade segue voltando à sua normalidade, mas ainda há um número elevado de casos nos boletins diários e, embora tenhamos elevado a capacidade hospitalar, a situação ainda não é confortável. Por isso, vale reforçar mais uma vez as orientações: saia de casa apenas quando houver necessidade, mantenha o distanciamento social e use máscara o tempo todo. São medidas simples, mas que salvam vidas e ajudam a combater o coronavírus”.

 

Com o novo anúncio do Governo do Estado de São Paulo, o consumo em bares em restaurantes e o funcionamento de salões, incluindo barbearias, e academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginásticas poderão ser retomados. No setor alimentício, bem como no de beleza, a capacidade de atendimento é de 40% de ocupação dos locais. Já nas academias poderão ser utilizados 30% do espaço, inclusive, estão permitidas apenas aulas e práticas individuais, ou seja, continuam suspensas aulas e práticas em grupo.

 

Nos setores já contemplados na fase anterior, a laranja ‘controle’, como comércio, prestação de serviços e shoppings, o período de trabalho e a capacidade de lotação dos espaços são ampliados de quatro para oito horas e de 20% para 40%, respectivamente. Cabe ressaltar ainda que nesta fase de flexibilização, as praças de alimentação dos shoppings também poderão funcionar. Entretanto, os locais terão de adotar medidas para que fiquem arejados.

  

Em Prudente, já está definido que o comércio e a prestação de serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h às 15h. Em relação aos demais setores, o horário de funcionamento será definido em conjunto com os órgãos representantes.

 

Embora a região tenha sido contemplada com a fase de flexibilização, vale lembrar que o uso de máscaras por todos é lei, ou seja, é obrigatório. Além disso, todos os estabelecimentos deverão adotar os protocolos gerais de higiene e segurança contra a propagação da Covid-19.