Inova sedia evento do Sebrae Negócios e Inovação e atrai quase 200 pessoas em palestra

10/08/2018

 

 

A Fundação Inova Prudente sediou na noite dessa quinta-feira (09/08) uma palestra que integra a programação do Sebrae Negócios e Inovação. Na oportunidade, com a presença de quase 200 pessoas, o especialista João Kepler falou como a inovação como ferramenta de gestão e transformação empresarial.

Antes de dar início à palestra, a convite do diretor-presidente da Inova, Bruno Garcia Carnelóss, e do titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação), Rogério Alessi, João Kepler conheceu toda estrutura da fundação bem como o projeto e pretensões do Governo Municipal. Segundo ele, caso as datas coincidam, participará da inauguração da reforma do prédio até mesmo com a intenção de encontrar bons empreendedores em Prudente e, “quem sabe, investir neles”.

Após conhecer o projeto, o palestrante definiu a Inova como uma importante ferramenta para manter os profissionais, “a base tecnológica”, em Prudente, já que comumente as pessoas estudam na cidade e vão para grandes centros em busca de oportunidades.

“Importante construir um ambiente para que eles possam sentir abrigados, amparados e aqui fomentar negócios e ganhar dinheiro. O mundo está caminhando para inovação, se o Governo não se preocupa em fazer a parte dele, que é fomentar a inovação, fica também para trás em relação aos demais municípios que estão avançando”, avaliou.

Abrindo o evento, o diretor-presidente da Inova disse ser com muita alegria promover a palestra em parceria com o Sebrae e trazer ao município um tema que é de suma importância ser apresentado e debatido, uma vez que é o sentido em que o mundo caminha. Além disso, agradeceu a presença de todos e destacou a importância das pessoas se atualizarem.

Sobre a palestra, João mostrou como o mundo está mudando e qual rumo está seguindo, como os empresários tradicionais têm que se adaptar e reinventar, exemplos reais de empresas que se modernizaram e cases para gerar inspiração e mostrar que é possível. Apresentou ainda casos pequenos de inovação fora do ambiente de tecnologia, “pois tecnologia é ferramenta, acessório para facilitar e ajudar todo esse processo de estar antenado com tudo que está acontecendo”.

Ressaltando que conhece pequenos locais que transformação em verdadeiros centros de grandes empreendedores e de base tecnológica, João afirmou que é de suma importância debater sobre o tema em cidades longínquas dos grandes centros. “É impressionante como grandes empreendedores e negócios saem de pequenos locais às vezes distantes de grandes centros. Prudente tem uma localização privilegiada no sentido de ter a possibilidade de desenvolver daqui para o mundo e não do mundo para cá”, pontuou.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o diretor regional do Sebrae, José Carlos Cavalcante, disse que o mundo é de grandes mudanças constantes, por isso é importante a empresa inovar para acompanhar o ritmo acelerado do mercado, “se adequando e adaptando a nova realidade”.

Por fim, Cavalcante avaliou a Inova Prudente como o local adequado para se falar de inovação. “Achamos apropriados trazer um palestrante renomado muito voltado ao tema para Inova. Aproveitando as parcerias e a sinergia das ações, fazer com que esse evento seja o início de outros que iremos fazer juntos”, concluiu.