Inova sedia evento do CARIM com exames gratuitos e diagnóstico da doença renal crônica

11/03/2020

 


A Inova Prudente sediará nesta quinta-feira (12/03) das 8h às 11h uma manhã de serviços gratuita e aberta à comunidade, incluindo o exame de creatinina. O evento organizado pelo CARIM é alusivo à campanha lançada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia traz a palavra “creatinina” como tema oficial – “Ame seus rins, dose sua creatinina”.

Na Inova serão ofertados os seguintes exames: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, dosagem da creatinina, avaliação IMC, Avaliação Fisioterapeuta e Testes de visão. Já para exame de creatinina, a orientação é estar em jejum.

De acordo com informações do CARIM: A creatinina é produzida pelos músculos e eliminada pela urina, mas pode se acumular no sangue, caso os rins não consigam eliminá-la. Por isso, fazer exame de sangue ou de urina para detectar o nível da creatinina no corpo é a melhor forma para descobrir precocemente se os rins não estão funcionando bem.

Atualmente estima-se que haja no mundo 850 milhões de pessoas com doença renal, decorrente de várias causas. A Doença Renal Crônica (DRC) causa pelo menos 2,4 milhões de mortes por ano, com uma taxa crescente de mortalidade.

Apesar do crescente diagnóstico de doenças renais, em todo o mundo, a disparidade e a desigualdade na saúde renal ainda são comuns. A falta de informação ainda é uma vilã na prevenção da doença.

 

- Saiba Mais

Este ano, o Dia Mundial do Rim se propõe a aumentar a conscientização sobre a alta e crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o gerenciamento de doenças renais.

Na maior parte do tempo, a evolução da doença renal crônica é assintomática, fazendo com que o diagnóstico seja feito tardiamente. Nesses casos, o principal tratamento imediato é o procedimento de hemodiálise.

Algumas medidas melhoraram os cuidados dos rins, entre elas destacam-se:

– Incentivar e adotar estilos de vida saudáveis: acesso à água potável, exercícios, dieta saudável, controle do tabagismo.

– Garantir que os pacientes com doenças renais, mesmo quando desprovidos de condições financeiras, recebam os serviços básicos de saúde que necessitam (por exemplo, o controle da pressão arterial e do colesterol, acesso aos medicamentos essenciais) para retardar a progressão da doença.

-Quebrar barreiras socioeconômicas e expandir o acesso a serviços abrangentes para atender às necessidades da população é essencial para garantir uma atenção equitativa aos rins e aumentar a qualidade.

IMPORTANTE: Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Eles filtram o sangue e auxiliam na eliminação de toxinas do organismo. A doença renal crônica é silenciosa, não apresenta sintomas e tem registrado crescente prevalência, alta mortalidade e elevados custos para os sistemas de saúde no mundo.

Principais fatores de risco para as doenças renais crônicas são:

-    Pessoas com diabetes (quer seja do tipo 1 ou do tipo 2).

-   Pessoa hipertensa.

- Idosos.

-  Portadores de obesidade.

- Histórico de doença do aparelho circulatório (doença coronariana, acidente vascular cerebral, doença vascular periférica, insuficiência cardíaca).

-  Histórico de Doença Renal Crônica na família.

- Tabagismo.

-   Uso de agentes nefrotóxicos, principalmente medicações que necessitam de ajustes em pacientes com alteração da função renal.