Inova sedia capacitação do módulo ‘Ficha Social’ do Sistema Órion da Polícia Militar

28/06/2018

A Fundação Inova Prudente sediou nesta quinta-feira (28/06) a capacitação do módulo ‘Ficha Social’ do Sistema Órion. Realizada pelo 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), a iniciativa foi destinada a dez municípios da rede socioassistencial da região de Presidente Prudente, que, segundo o tenente PM, Anderson Garrido Scaioni, agora estão aptos a serem multiplicadores desse novo módulo.

“A capacitação visa o atendimento de melhor qualidade ao público, que é o tanto o objetivo da Polícia Militar quanto de todos os órgãos da rede socioassistencial. Dessa forma, a PM desenvolveu a Ficha Social, que é um dos módulos do Sistema Órion”, explica.

O Ficha Social, que é implementado em parceria com a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e com a Defesa Civil do Estado de São Paulo, tem foco em ações direcionadas a resultados práticos que melhorem a qualidade de vida da pessoa com deficiência em um contexto de articulação, implementação e monitoramento das políticas de inclusão social que beneficiem tanto as pessoas com deficiência quanto as demais que por qualquer motivo estejam em vulnerabilidade social.

O novo módulo tem características de interdisciplinaridade (intersetorial) sem perder a característica de compartimentação de ações que tenham cunho afeto ao próprio órgão, dando liberdade ao usuário compartilhar suas ações com os outros órgãos compromissados que, de forma responsável, possam atuar também na solução efetiva dos problemas sociais.

O tenente diz que o Ficha Social é complementar ao módulo B.O (Boletim de Ocorrência) Social. “Neste, o policial acaba se tornando um catalizador dos problemas sociais e compartilha com os demais órgãos para que sejam solucionados. Com o advento do módulo Ficha Social, não trabalhamos apenas com o caso, e sim com as pessoas. É possível inserir [no sistema] um histórico da pessoa no atendimento público, desde o início na escola até a fase adiantada da idade. Ou seja, conheço as pessoas, não apenas um caso”, detalha.  

Conforme Garrido, o Sistema Órion contribui na agregação e interação de todos os órgãos. “Percebemos, e inclusive é o nosso lema, que todos juntos somos mais fortes. A partir do momento em que nos unimos em prol de um bem comum, isso dá muito certo”, destaca.

Por fim, o tenente enaltece ainda a parceria com a Inova Prudente. De acordo com ele, ocorre há algum tempo e está promovendo mudança de comportamento na construção do software. “Essa parceria tem muito a acrescentar na parte do aplicativo que será desenvolvido por profissionais da Inova. Além disso, a Fundação está cedendo todo espaço [para as capacitações]. Percebemos que a pessoa com espaço e equipamento bons consegue desempenhar seu trabalho de forma melhor”, enaltece.

A capacitação será proferida novamente no dia 6 de julho, a partir das 9h, a outros 11 municípios da rede socioassistencial da região de Prudente. Já nos dias 17, 24 e 31 de julho, também a partir das 9h, a iniciativa é voltada a representantes da Defesa Civil das 54 cidades pertencentes ao Comdec (Coordenadoria Municipal da Defesa Civil) da Redec/I-10 (Região Administrativa/10 – Presidente Prudente). Todas as capacitações serão na Inova Prudente.